Na cerimónia de abertura do ano letivo 2019/20, que decorreu a 28 de outubro de 2019, no IHMT foi inaugurada a exposição “O Edifício do Instituto de Medicina Tropical e os VI Congressos de Medicina Tropical e Paludismo – 1958”.
Entre 5 e 13 de setembro de 1958 realizaram-se em Lisboa os VI Congressos Internacionais de Medicina Tropical e Paludismo. Representantes dos principais organismos internacionais e mais de 60 países estiverem presentes na iniciativa. A atribuição a Portugal e ao Instituto de Medicina Tropical da organização dos Congressos refletiu o reconhecimento científico e a homenagem da comunidade internacional às contribuições portuguesas para o estudo e ensino da Medicina Tropical.
Os VI Congressos serviram também como pré-inauguração das novas instalações do Instituto de Medicina Tropical, que transitou da Cordoaria Nacional para um edifício projetado de raiz, com o objetivo de servir os objetivos específicos de estudo, investigação e do ensino das doenças tropicais.
No edifício da Feira das Indústrias, inaugurado em 1957, funcionou o secretariado do Congresso e decorreram as exposições temáticas sobre doenças tropicais, de bibliografia, de fotografia, bem como uma exposição técnica com equipamento médico, hospitalar e de laboratório.
No dia 12 de dezembro de 1958 ocorreu a inauguração oficial do edifício do Instituto de Medicina Tropical, na Junqueira, onde ainda permanece.
Na exposição “O Edifício do Instituto de Medicina Tropical e os VI Congressos de Medicina Tropical e Paludismo – 1958”, que está patente ao público no IHMT, marcou presença um exemplar de uma câmera fotográfica de 1909, bem como materiais e fotografias antigas que ilustram o ambiente que se viveu nesta época e evento internacional.