“Epidemia do Medo” é o título da grande entrevista que foi realizada pela revista Forbes Portugal ao diretor do Instituto de Higiene e Medicina Tropical, Filomeno Fortes. O primeiro estrangeiro a liderar o IHMT revelou nesta conversa, publicada neste mês de abril, que os impactos económicos de uma pandemia como a Covid-19 são inevitáveis, mas as altas taxas de mortalidade não.
“No edifício-sede do IHMT, em Lisboa, junto ao Hospital de Egas Moniz, dias antes do início do confinamento generalizado em Portugal e no mundo, o médico e especialista avisa que a pandemia Covid-19 pode ser controlada, mas que é preciso uma vacina para evitar que se torne endémica”, pode ler-se no artigo.
Apesar da antecedência com que a entrevista foi realizada, as previsões do diretor do IHMT foram certeiras sobre o vírus que abalou o mundo. O Jornal de Angola decidiu publicar, esta quinta-feira, excertos do trabalho da Forbes Portugal em que Filomeno Fortes também realça que 75% da população afetada pela COVID-19 não vai ter sintomas. A avaliação foi feita com base na experiência do diretor do IHMT NOVA a liderar equipas em Angola que tentaram controlar epidemias de vírus com letalidade muito superior à COVID-19 como o ébola, a febre amarela ou marburg.
Neste âmbito, com o objetivo de esclarecer, em especial os cidadãos dos países africanos de expressão portuguesa, sobre a atual epidemia, o IHMT NOVA em parceria com a Associação de Administradores Hospitalares (APAH) vai lançar duas séries de Web.Seminars sobre a COVID-19 – Conhecer, Organizar, Vencer, Investigar e Diagnosticar.
A série #1 intitulada “O que sabemos sobre a COVID-19”, que contará com um ciclo de seis webinars, inicia-se já no dia 8 de maio, para ficar a conhecer mais sobre “O Vírus e as suas especificidades”, com moderação do diretor do IHMT Filomeno Fortes e do presidente da APAH, Alexandre Lourenço, e a participação dos virologistas do Instituto de Higiene e Medicina Tropical Celso Cunha e João Piedade. Divulgaremos, em breve, mais informações.