O grupo de trabalho da ASPHER – The Association of Schools of Public Health in the European Region (Jonh Middleton, Katarzina Czabanowska, Lore Leighton, Selena Gray e Henrique Barros) visitou esta quinta-feira, 19 de dezembro, o Instituto de Higiene e Medicina Tropical da Universidade Nova de Lisboa.
A subdiretora do IHMT Filomena Martins Pereira apresentou as várias áreas de intervenção do instituto que se constitui como uma referência não só na área da medicina tropical, como também da saúde pública global.
A diretora da Unidade de Saúde Pública Internacional e Bioestatística, Ana Abecasis, explicou os vários projetos de investigação a decorrer no IHMT, salientando que entre 2014-2018 estiveram em desenvolvimento 47 projetos, dos quais 40% são de âmbito internacional.
A professora da unidade de Saúde Pública Internacional e Bioestatística, Inês Fronteira, deu a conhecer a área de ensino realçando o facto do instituto receber estudantes de várias nacionaldades, sendo que 38.17% vem de África (2018). A docente explicou também os programas de mestrado e doutoramento, bem como os cursos de especialização e curta duração. A área de ensino do IHMT pode ser conhecida aqui.
A sessão contou com ampla participação de professores e alunos que na Sala Fraga de Azevedo debateram as principais linhas de orientação de uma escola que, segundo os interlocutores, acredita que pode fazer a diferença para mudar o mundo.