No dia 8 de novembro de 2024, o Instituto de Higiene e Medicina Tropical (IHMT NOVA) celebrou o início do ano letivo, através de uma cerimónia especial na Aula Magna, dedicada aos seus alunos e à identidade multicultural do instituto. O evento, marcado por vários momentos de muita emoção, refletiu o espírito de comunidade e o compromisso do IHMT com a formação e a investigação científica de excelência.
O diretor do IHMT, professor doutor Filomeno Fortes, deu início à cerimónia com uma calorosa mensagem de boas-vindas aos convidados. De seguida, os novos alunos foram envolvidos por palavras inspiradoras, iniciando com a apresentação do Doutor Sérgio Chicumbe, Diretor Nacional de Investigação do Instituto Nacional de Saúde de Moçambique e ex-aluno de doutoramento do IHMT em Saúde Internacional, seguida pelo testemunho de Mariana Andrade, aluna de doutoramento e membro do Conselho Pedagógico, que incentivou os colegas a abraçarem os desafios do seu mais recente percurso académico.
Um dos momentos altos da cerimónia foi a entrega dos Prémios de Mérito Académico, que reconheceram os melhores alunos de mestrado e de doutoramento de 2023, em várias áreas:
• Prémio Professor João Fraga de Azevedo (Parasitologia Médica) – entregue à aluna Mafalda Carvalho Planas Meunier, do Mestrado em Ciências Biomédicas, pelo Professor Doutor Fernando Cupertino, Presidente do Conselho do IHMT;
• Prémio Professor Francisco Cambournac (Saúde Internacional e Saúde e Desenvolvimento) – entregue a Vanessa Andreia Portela dos Santos Costa, do Mestrado em Saúde Pública e Desenvolvimento, pelo Professor Doutor Filomeno Fortes, diretor do IHMT;
• Prémio Professor Doutor Manuel Pinto (Microbiologia Médica) – entregue a Joana Franco de Matos e Silva Neves, do Mestrado em Microbiologia Médica, pela Professora Doutora Maria do Rosário Oliveira Martins, Subdiretora e Presidente do Conselho Pedagógico do IHMT;
• Prémio Professor Doutor Cruz Ferreira (Medicina e Clínica Tropicais) – entregue a Cátia Maria Ramos António, do Mestrado em Saúde Tropical, pelo Professor Doutor Paulo Almeida, Presidente do Conselho Científico do IHMT;
• Prémio Professor João Fraga de Azevedo (Parasitologia Médica) – entregue à Doutora Ana Sofia Valério Bolas, do Doutoramento em Ciências Biomédicas, pela Prof. Doutora Isabel Couto, Vice-Presidente do Conselho Científico;
• Prémio Professor Francisco Cambournac (Saúde Internacional e Saúde e Desenvolvimento) – atribuído ao Doutor Giorgio Cometto, do Doutoramento em Saúde Internacional, representado pela Professora Doutora Maria do Rosário Oliveira Martins, e entregue pelo Professor Doutor Fernando Cupertino;
• Prémio Professor Doutor Cruz Ferreira (Medicina Tropical) – entregue à Doutora Alexandra Maria Pinto de Castro Vasconcelos, do Doutoramento em Medicina Tropical, pelo Professor Doutor Filomeno Fortes.
• Prémio de Excelência Garcia de Orta foi entregue à Doutora Alexandra Maria Pinto de Castro Vasconcelos pela Professora Doutora Maria do Rosário Oliveira Martins, reconhecendo o seu mérito excecional.
• A Bolsa de Estudo por Mérito, referente ao ano curricular 2021/2022 e concedida pela Direção Geral de Ensino Superior, foi atribuída a João Pedro Teixeira Tavares Durães Oliveira, aluno do mestrado em Parasitologia Médica, representado pela Prof. Doutora Gabriela Santos Gomes, sua orientadora.
Além do reconhecimento académico, a cerimónia celebrou também o talento artístico dos membros do IHMT com a entrega de Medalhas de Mérito Artístico aos artistas que decoraram o átrio e o mural da sala lateral da Aula Magna do IHMT. A Professora Doutora Filomena Pereira e o Professor Doutor Virgílio do Rosário, entregaram as medalhas de Mérito Artístico aos artistas Daniela de Jesus, Deolinda Marinheiro, Dilia Samarth, Derek Charlwood, Eva Dias, Luis Filipe Lopes e Réka Cane.
A cerimónia encerrou com mais um momento inspirador com as palavras do Professor Doutor Fernando Cupertino, Presidente do Conselho do IHMT, seguidas de uma surpresa cultural. A atuação do grupo de batucadeiras do Bairro dos Navegantes, em Oeiras, conhecido como Voz di Cultura, trouxe a energia contagiante de oito jovens batucadeiras de Cabo Verde que animaram toda a plateia.
Logo após a cerimónia, foi servido o jantar, que incluiu um show cooking com pratos da lusofonia, preparados pelo chef Rodrigo Barão da Cunha. A noite seguiu com as apresentações do bailarino Márcio Moicano da escola de dança Udance, e do DJ Walter Brito.
Em suma, o evento consistiu numa celebração vibrante, com a comunidade do IHMT envolvida num ambiente festivo, destacando a excelência, a diversidade e o papel essencial do IHMT na formação dos seus alunos, num contexto de união, comunidade e interconexão.