Organizado pelas três instituições da Universidade NOVA de Lisboa dedicadas à saúde – Instituto de Higiene e Medicina Tropical, NOVA Medical School e Escola Nacional de Saúde Pública – o ensino da medicina foi um tema em discussão no auditório da Reitoria, no Campus de Campolide.
Inserindo-se nas comemorações dos 50 anos da Universidade NOVA de Lisboa, o evento contou com a participação de dezenas de palestrantes de renome na área da saúde e da medicina, destacando-se Fernando Leal da Costa, Ministro da Saúde do XX governo, Adalberto Campos Fernandes, Ministro da Saúde do XXI governo, e Carlos Cortes, Bastonário da Ordem dos Médicos.
Que médicos queremos no futuro, que competência queremos nos profissionais do futuro, como adaptar o ensino da medicina às novas exigências e aos novos desafios… foram algumas das grandes questões discutidas pelos vários painéis ao longo do dia.
Destaque ainda para a Conferência plenária de Luís Sambo, Presidente do Comité de Acreditação da Federação Mundial de Educação Médica, que falou sobre a preparação dos médicos para os desafios globais na área da saúde.