- Aplique repelente nas áreas expostas do corpo (braços, pernas, tornozelos, pescoço e face), evitando o contacto com as mucosas ou zonas sensíveis da pele.
- O repelente deve conter DEET 9,5-50%, IR3535® ou Icaridina/Bayrepel® 25% na sua constituição.
- Nas crianças, opte por repelentes com DEET 9,5% ou Icaridina/Bayrepel® 10%.
- Em meio tropical, renove a aplicação do repelente de quatro em quatro horas.
- Se usar protetor solar e repelente, deve aplicar primeiro o protetor e, de seguida, o repelente.
- Opte por vestuário de cores claras e de fibras naturais, protegendo o mais possível a superfície do corpo. As calças e o calçado fechado, em conjunto com aplicação de repelente nos tornozelos, são úteis na proteção das pernas e pés, sobretudo em áreas com muita vegetação ou em zonas com pulgas e carraças.
- Para proteção adicional, o uso de spray anti-insetos para têxteis com permetrina ou deltametrina, inodoro, com um efeito prolongado, que não manche os tecidos, é outra medida que usada em complemento com os anteriores, aumenta a proteção.
- Na sua acomodação, use ar condicionado, sprays inseticidas ou difusores elétricos ou serpentinas, e/ou durma sob um mosquiteiro (de preferência impregnado com inseticida como a permetrina ou a deltametrina).
- Mantenha as portas e janelas fechadas se não estiveram protegidas por rede mosquiteira, sobretudo nos períodos de maior atividade dos insetos.
- Os mosquitos que transmitem Malária estão mais ativos ao amanhecer e ao entardecer.
- Os mosquitos que transmitem Dengue, Zika e Chikungunya estão mais ativos durante o dia.