O Dia Internacional do Microrganismo (IMD) comemora-se hoje, dia 17 de setembro, data em que um mercador holandês do século XVII, Anton van Leeuwenhoek, sem qualquer formação científica, enviou à Royal Society of London uma carta com a primeira descrição de um microrganismo!
A doutora Sofia Santos Costa, investigadora na Unidade de Microbiologia Médica do Instituto de Higiene e Medicina Tropical da Universidade Nova de Lisboa (IHMT-NOVA), participou no evento “Conexões (luso) Microbianas”, onde apresentou um vídeo que pode ser visualizado aqui.
O vídeo apresentado e preparado pela equipa da doutora Sofia Santos Costa do IHMT-NOVA, relata a importância da Galleria mellonella como um modelo sustentável de infeção em invertebrados, destacando o seu uso em ensaios de patogenicidade, estudos de interação hospedeiro-patogénio e aplicações farmacotoxicológicas. Neste contexto, destaca-se igualmente a inovadora implementação de uma colónia de Galleria mellonella no GHTM/IHMT-NOVA, criada para fornecer larvas padronizadas para a comunidade científica, bem como a aplicação do modelo de infeção com Galleria mellonella no âmbito do projeto de investigação DREBI (FCT, Ref. 2022.07931.PTDC) e de uma colaboração com o Centro de Investigação em Saúde de Manhiça, Moçambique.
A iniciativa “Conexões (luso) Microbianas”, decorreu em formato online, e foi organizada pela Universidade de Coimbra (HC) em colaboração com o IHMT-NOVA e a Rede Lusófona de Microbiologia, estando disponível para visualização no canal de YouTube da SPM. O evento iniciou com uma intervenção do Professor Doutor Jorge Pedrosa, Presidente da SPM, e foi conduzido pela Prof.ª Doutora Paula Morais da UC e pelo Professor Doutor Miguel Viveiros do IHMT-NOVA.
A Rede Lusófona de Microbiologia é constituída pelas seguintes instituições que também apresentaram os seus projetos no âmbito do evento “Conexões (luso) Microbianas”.
- Universidade de Ciências de Macau e Tecnologia [Macau],
- Universidade de Cabo Verde [Cabo Verde],
- Universidade Eduardo Mondlane [Moçambique],
- Universidade do Rovuma [Moçambique],
- Universidade Politécnica [Moçambique],
- Universidade Agostinho Neto [Angola],
- Universidade de São Paulo [Brasil],
- Santa Catarina Universidade Estadual [Brasil],
- Embrapa Agrobiologia – Centro Nacional de Pesquisas Agrobiológicas [Brasil]
- Universidade Federal do Rio de Janeiro [Brasil].
Em Portugal, a Sociedade Portuguesa de Microbiologia (SPM) promoveu vários eventos alusivos a esta efeméride, envolvendo diversas instituições científicas, cujo objetivo é sensibilizar o público em geral para a importância dos microrganismos e a função que desempenham em áreas como a saúde, ambiente, alimentação e qualidade de vida.