O Instituto de Higiene e Medicina Tropical (IHMT) celebra o Dia Mundial do Mosquito – 20 de agosto – que marca a data em que Ronald Ross, médico bacteriologista britânico, descobriu que os mosquitos fêmea são responsáveis pela transmissão da malária aos humanos. Esta descoberta, que decorreu em 1897, serviu de base para a investigação em malária e formas de a combater, tendo valido ao seu autor o Prémio Nobel da Fisiologia ou Medicina em 1902.
A investigação desenvolvida pelos cientistas no IHMT contribui diariamente para a prevenção, diagnóstico e tratamento de doenças transmitidas por mosquitos, tais como a malária, a dengue, a Zika e a febre amarela.
O projeto Mosquito Web conta com a participação da comunidade para evitar que mais variantes invasoras se estabeleçam em Portugal, tal como explicou a Prof.ª Doutora Carla Sousa, numa curta entrevista à Rádio Comercial, em memoração do Dia Mundial do Mosquito. De acordo com a investigadora da Unidade de Parasitologia Médica do IHMT, existem neste momento cerca de 40 espécies de mosquito em Portugal, sendo que os mosquitos e as doenças que transportam têm-se alterado ao longo do tempo, por vários motivos:
“[está] relacionado com as alterações climáticas que temos vindo a sofrer no nosso país, mas não só. Também estão ligadas a alterações ambientais, como a construção do Alqueva, as monoculturas extensivas em determinadas regiões. Tudo isso, obviamente, influencia”
É possível ler mais sobre a entrevista dada pela Prof.ª Doutora Carla Sousa em formato online, nos canais pertencentes à Bauer Media Group Portugal:
Rádio Comercial | M80 | Smooth FM | Cidade FM
Entrevista completa para a Rádio Comercial: