O trabalho intitulado “Targeting Mycobacterium tuberculosis membrane energetics with lipophilic efflux inhibitors as adjuvants of tuberculosis treatment”, da autoria da investigadora da Unidade de Microbiologia Médica do Instituto de Higiene e Medicina Tropical, Diana Machado, que tem como co-autores Marco Pieroni e Miguel Viveiros, venceu o Prémio Pfizer para Melhor Poster na III Conferência Internacional NOVAhealth Chronic Disease and Infection – Infection, Cancer and Global Health.
Este trabalho teve como objetivo identificar e caracterizar moléculas que têm como alvo as vias de produção de energia em M. tuberculosis. Em particular, o desenvolvimento de um composto inibidor de efluxo lipofílico, o UPAR-174, que tem como alvo o metabolismo energético de M. tuberculosis, apresenta atividade antimicobacteriana e é simultaneamente um potente inibidor de efluxo.
Esgotar o fornecimento de energia à bactéria é uma estratégia eficaz para a combater e evitar o efluxo dos fármacos – uma das principais causas de resistência adquirida em tuberculose – e desta forma prevenir a emergência de tuberculose multi- e extensivamente resistente aos antibacilares.
A Pfizer tem premiado o melhor poster desde a primeira edição das Conferências da NOVAhealth, com o objetivo de incentivar a investigação e desenvolvimento científico em Portugal. “Para mim, foi uma grande satisfação e orgulho ter recebido este prémio, que reflete o reconhecimento do trabalho desenvolvido ao longo de vários anos por uma equipa de investigadores do IHMT em colaboração com a Universidade de Parma, em Itália, no âmbito de um Projeto de Investigação financiado pela FCT”, afirma Diana Machado, que espera continuar com motivação renovada a estudar e a investigar novas alternativas terapêuticas no âmbito da tuberculose.