Os conhecimentos em Saúde Tropical tornam-se fundamentais num mundo em que as viagens internacionais são uma constante e o apoio a povos mais desfavorecidos, migrantes, ou refugiados é uma necessidade.
O curso proposto pretende proporcionar aos alunos conhecimentos e competências que lhes permitam conhecer as patologias tropicais mais importantes e intervir considerando a abordagem sindromática do paciente, contribuindo, desta forma, para a melhoria do nível de saúde de indivíduos e populações.
Objetivos
O aluno irá desenvolver conhecimentos teórico-práticos sobre i) determinantes de saúde, organização de sistemas de saúde em meio tropical, características da cooperação internacional; ii) conhecimentos sobre as patologias tropicais mais importantes (epidemiologia, sinais, sintomas, diagnóstico, tratamento, prevenção e controlo) e a abordagem sindromática do paciente em meio tropical; iii) conhecimentos sobre técnicas de diagnóstico laboratorial.
Destinatários
› Licenciados em enfermagem.
Docente responsável:
Aulas (téoricas, discussão e uma aula de laboratório): A definir
Horário das Aulas:
Sexta-feiras, das 16.30h às 19.30h
Sábados, das 9.00h às 17.30h
Estrutura curricular
- Determinantes de saúde: Conceitos; Interação entre o social e o biológico na produção de doença; Determinantes socio-estruturais e intermediários. Determinantes macro na saúde das populações.
- Sistemas de saúde e cooperação internacional: Política de saúde e sistema de saúde; Organização de serviços e programas em meio tropical; Cooperação internacional e gestão de projetos.
- Saúde e participação comunitária: O papel da comunidade; relação do sector da saúde com sectores sociais e com a comunidade.
- Investigação em saúde: Tipos de estudos; ética na investigação.
- Doenças infeciosas em meio tropical: Epidemiologia, quadro clínico, diagnóstico, tratamento, prevenção e controlo das principais infeções parasitárias, virais e bacterianas; abordagem sindromática face ao doente.
- Saúde da mulher e da criança: Causas de morbilidade e mortalidade na infância; Contraceção e gravidez em meio tropical; Causas de mortalidade em idade reprodutiva.
- Doenças não transmissíveis em meio tropical: Epidemiologia, morbilidade e mortalidade associadas à hipertensão, epilepsia, doenças psiquiátricas; estratégias de prevenção e controlo.
- Dermatologia tropical: Manifestações cutâneas mais frequentes de doenças tropicais selecionadas (dermatofitoses, micoses profundas, outras).
- Vacinação: Plano Nacional de Vacinação (PNV) dos países da CPLP; vacinas extra PNV português importantes em contexto de cooperação/viagem.
- Laboratório em meio tropical: diagnóstico laboratorial de malária e parasitoses intestinais; Testes Rápidos de Diagnóstico para outras doenças (dengue).
Avaliação
Monografia final individual.
Faltas
Máximo de faltas: 3 períodos de aulas (manhã ou tarde).
Total de Créditos
6 ECTS
N.º de vagas
25
Candidaturas
Período de candidaturas
A definir
Processo de candidatura
Submissão de formulário de inscrição com anexação de Certificado de Licenciatura em Enfermagem.
Documentos a enviar por e-mail
- Curriculum Vitae;
- Carta de Motivação;
- Fotografia
Comunicação de aceitação de candidaturas
Via e-mail. As candidaturas serão analisadas por ordem de chegada e aos candidatos aceites serão enviadas Referências Multibanco para pagamento da inscrição.
Propina
400 Euros de Propina + 5 Euros de Seguro Escolar.
Possibilidade de pagamento faseado: 200 Euros + 5 Euros de Seguro Escolar no ato da inscrição; 200 Euros a meio do curso.