Data: 1960
Dimensões: 7,5cm X Diâmetro 10cm
Inventário Museu: IHMT.0001602
No tempo em que a escrita se fazia com canetas de aparo, com ou sem depósito incorporado para a tinta liquida, era importante ter à mão um mataborrão para evitar o alastramento da tinta quando acontecia um indesejado derrame e, para no fim da escrita, se enxugar o excesso de tinta, que ainda não tinha secado sobre o papel. O enxugador / mata-borrão, substituiu assim a areia (ou as cinzas) que fazia parte dos ancestrais conjuntos de secretária, compostos pela pena ou caneta de aparo, um tinteiro e um areeiro, peças fundamentais em qualquer escritório. O mata-borrão é um papel absorvente. Tanto existe em folhas individuais, separadas, com dimensões diversas, como em pequenas folhas montadas numa peça basculante com manipulo, ou em rolo, habitualmente de formato elíptico.
É um destes rolos de papel mata-borrão, da marca Role, nunca usado, que constitui a nossa “peça do mês”. Tem a curiosa indicação que na sua compra eram oferecidos dois cinzeiros, como brinde.
A peça integra, com outros equipamentos de secretariado, administração e serviços de apoio o núcleo respetivo do Museu do IHMT.
A marca Tank, por lembrar os carros de assalto (tanques) utilizados na I Guerra Mundial, foi a mais conhecida para este tipo de rolo de papel enxugador de tinta, generalizando-se o nome a outros fabricantes.