Ano: 1958
Dimensões: Receptor: A 11,3cm X L 7,5cm X Espessura 3cm | Auriculares: C 18,7cm X L (fechados) 10cm
Museu (N.º Inventario): IHMT.0000988
Foi grande o cuidado posto na envolvente paisagistica, no projeto de arquitectura e nos materiais de construção para o edifÍcio que, em 1958, acolheu o Instituto de Medicina Tropical, bem como na escolha do mobiliário e do equipamento para apetrechar os vários serviços. Fraga de Azevedo, o então Diretor, não deixou nada ao acaso.
Um exemplo é “peça deste mês” do Museu do IHMT – O equipamento individual de tradução simultânea, da marca Siemens, para servir nas sessões multilíngues da Aula Magna do Instituto.
Quer o recetor de 4 canais (para quatro diferentes idiomas), quer os auscultadores/auriculares que a ele se conectam eram, à época, do melhor que se fabricava. Ambos têm a marca WSW: inscrita nos auriculares num circulo a vermelho e no recetor, em relevo, na parte posterior da caixa em plástico de cor marfim. A indicação WSW refere-se à Wiener Scwachstrom Werke, a divisão austríaca da Siemens, dedicada à produção de equipamento áudio. Estes sistemas individuais com recetores e respetivos auscultadores guardam-se num móvel de gavetas compartimentadas.
Uma consola de trabalho áudio, Siemens, está ainda instalada numa das cabinas da parte superior da Aula Magna. Servia para controlar o som das diferentes proveniências: microfones da mesa que dirigia as sessões, microfones dos palestrantes, da audiência e dos gabinetes de tradução e ainda o som das projeções em filme ou de gravações, encaminhando-o para os recetores individuais.