A Prof.ª Doutora Ana Abecasis, da Unidade de Saúde Pública Global do Instituto de Higiene e Medicina Tropical (IHMT), é coautora do artigo científico “Europe needs to urgently implement an outward looking Global Health Strategy”, publicado no Volume 45, de outubro de 2024, do “Lancet Regional Health – Europe”.
Ideias-chave
As lições retiradas da pandemia de COVID-19 deram fundamento para que a Estratégia da UE para a Saúde a Nível Mundial de 2022 fortalecesse os sistemas de saúde, a obtenção de cobertura universal de saúde a adoção de uma abordagem de Health in All Policies (HiAP) e de One Health para prevenir e gerir epidemias. Embora a estratégia possa ser melhorada ao abordar sindemias e avaliar criticamente as parcerias com o setor privado, é realçada a importância da colaboração global, do acesso equitativo e das parcerias internacionais.
Os esforços para estabelecer uma União Europeia da Saúde, desde 2020, têm como objetivos reduzir as desigualdades, reforçar a solidariedade na Europa e a nível global, e abordar conjuntamente as ameaças à saúde das populações. No entanto, a COVID-19 evidenciou a existência de lacunas na abordagem equitativa da Saúde Global e sublinhou a necessidade de fortalecer organizações multilaterais como a OMS.
O recente crescimento de grupos populistas eurocéticos no Parlamento Europeu, para o período 2024-2029, levanta preocupações sobre a prioridade que vai ser dada à saúde global, no qual posições nacionalistas podem influenciar o trabalho desenvolvido pela Comissão Europeia. Enquanto a maior parte das famílias europeias referencia, cada uma à sua maneira, os problemas na área da saúde numa dimensão global, os partidos eurocéticos não parecem dar relevância ao assunto
A COVID-19 mostrou que a saúde é uma questão global. A recente revisão do Regulamento Sanitário Internacional e o desenvolvimento em curso do Tratado Internacional sobre Prevenção, Preparação e Resposta a Pandemias, previsto ser concluído em 2025, destacam a importância dos acordos multilaterais em combater as novas ameaças à saúde global. O novo cenário político no Parlamento Europeu põe em risco a implementação da Estratégia da UE para a Saúde a Nível Mundial, numa altura em que, mais do que nunca, é preciso uma União Europeia de olhos postos no exterior.
Berner-Rodoreda A., Bassat Q., Rocamora A., Raviglione M., Abecasis A.B., Klipstein-Grobusch K., Skordis J., Anton N., Bärnighausen, T. Europe needs to urgently implement an outward looking Global Health Strategy. The Lancet Regional Health – Europe, vol. 45, 2024, doi:10.1016/j.lanepe.2024.101046