O dia 26 de setembro corresponde, no calendário litúrgico romano, ao dia de São Cosme e São Damião, os santos padroeiros da profissão farmacêutica. A data tem especial significado para todos os farmacêuticos portugueses, tendo sido adotada, em 1989, como o Dia Nacional do Farmacêutico.
Desde então, a Ordem dos Farmacêuticos assinala a efeméride com a realização de várias atividades e iniciativas marcadas pelo convívio e confraternização entre colegas e pela valorização do papel destes profissionais de saúde na sociedade.
As comemorações do Dia do Farmacêutico são organizadas todos os anos, de forma rotativa, pelas três Secções Regionais da OF e envolvem várias outras ações em diversos pontos do País, muitas das quais de farmacêuticos a título individual ou de outras organizações e associações setoriais.
Este ano, o Dia Nacional do Farmacêutico coincide com a data das eleições autárquicas, pelo que a Direção Nacional da Ordem dos Farmacêuticos entendeu antecipar a realização da Sessão Solene Comemorativa para a véspera, dia 25 de setembro, data em que se assinala também o Dia Mundial do Farmacêutico e o aniversário da Federação Internacional Farmacêutica (FIP).
Cumprindo assim uma tradição com mais de três décadas, a OF vai homenagear os farmacêuticos que completam 50 anos de licenciatura e de dedicação à profissão e também distinguir os alunos que obtiveram classificações mais elevadas nos Mestrados Integrados em Ciências Farmacêuticas lecionados no nosso País.
Este ano, a Sessão Solene Comemorativa do Dia do Farmacêutico é organizada pela Secção Regional do Centro da Ordem dos Farmacêuticos. A cerimónia está marcada para o dia 25 de setembro, a partir das 17:00 horas, no Museu Nacional Machado de Castro, em Coimbra, com transmissão em direto a partir das plataformas digitais da Ordem dos Farmacêuticos. Saiba mais aqui.