Os efeitos da pandemia sobre o ensino foram diversos. Dados do último relatório “Digitally enhanced learning and teaching in European higher education institutions” (Gaebel et al., 2021) apontam para o aumento do uso de plataformas de aprendizagem como suporte ao ensino. Demonstram também que, apesar da forte adesão de grande parte das instituições de ensino superior ao Learning Management System (LMS), os professores percebem que falta formação adequada para o uso de tecnologias. Nesse sentido, o Instituto de Higiene e Medicina Tropical, da Universidade Nova de Lisboa, tem procurado oferecer respostas ao seu corpo docente, através de oportunidades de formação continuada internas e externas.
O Turnitin, software de deteção de plágio, foi recentemente disponibilizado na plataforma Moodle. Para que os docentes tivessem conhecimento de todas as suas potencialidades, foi programada uma formação em parceria com a Biblioteca e o Laboratório de e-learning da FCT NOVA. Os formadores foram:
Maria do Rosário Duarte
Técnica Superior na Divisão de Documentação e Cultura da NSST/FCT UNL. Pós-Graduada em Ciências Documentais, Mestre em Ciência da Informação integra a equipa do Projeto de Literacia da Informação da NOVA, é responsável pelo programa de formação de utilizadores e pelo Serviço de Referência, entre outros. Está ligada a vários projetos de ensino em soft-skills.
João Mouro
Técnico Superior no Lab. eLearning. Doutorando em Ciências da Educação, integra a equipa do Lab. eLearning estando especialmente dedicado à formação e ao Moodle@FCT. Criador e dinamizador de cursos presenciais e a distância, colaborador em plataformas de e-learning e projectos no âmbito das tecnologias educativas. Áreas de atuação: Formação de e-Formadores, Boas práticas de apresentações eletrónicas, Gamification, Realidade Aumentada para Educação, Ferramentas da Cloud, Moodle para Professores e Aplicações Móveis para Educação.
Os temas abordados foram:
- O que é o Turnitin?
- Diferentes usos do Turnitin no Moodle: trabalho ou assignment?
- Como criar um trabalho Turnitin no Moodle?
- Configuração de um trabalho.
- Turnitin como espaço para tutoria de teses de mestrado e doutoramento.
- Como aceder e interpretar um relatório Turnitin?
A formação contou com a presença de aproximadamente 40 participantes. Mais formações estão previstas através desta parceria e um plano de formação em tecnologias para docentes e alunos está a ser implementado.