Ano: 1952
Dimensões: Altura – 58 cm x Largura – 41 cm
Museu (N.º Inventario): IHMT.0000156
Para a “Exposição Documental das Actividades Sanitárias do Ultramar”, que decorreu em Lisboa na ocasião do 1º Congresso Nacional de Medicina Tropical -1952, Moçambique enviou diversos modelos de patologias, feitos em barro e gesso policromado, cópias de algumas das peças que integravam o Museu do Serviço de Anatomia Patológica do então Hospital Miguel Bombarda, hoje o Hospital Central de Maputo. Ao mesmo tempo enviou também fotografias a sépia, tiradas no Museu, onde se representam as peças originais. É uma destas fotografias que elegemos para a “peça do mês”. Nela se observa uma perna com enorme tumefação por filaríase, cujo modelo foi a “peça do mês IHMT” em junho de 2016. De outros dois modelos existem igualmente cópias no IHMT.
Para benefício dos alunos do Instituto de Medicina Tropical aqueles modelos, tal como as fotografias, ficaram depois em Lisboa e constituem atualmente um núcleo importante do Museu do IHMT.
Estes modelos de patologias são peças de admirável perfeição, que em nada devem aos modelos em cera produzidos nas mais afamadas escolas de modelagem europeias. Foram feitos no 2º pavilhão do Grupo de Enfermarias para Indígenas do Hospital Miguel Bombarda, onde o Serviço de Anatomia Patológica possuia um gabinete de modelagem, planeado e equipado com móveis propositadamente desenhados na Repartição Técnica das Obras Públicas de Lourenço Marques.