No mais recente vídeo apresentado pelo GHTM, o Prof. Doutor Jorge Seixas guia-nos através de uma viagem pelos mais recentes desenvolvimentos no tratamento da Tripanossomíase Humana Africana, vulgarmente conhecida como Doença do Sono.
Neste vídeo são destacados dois projetos importantes liderados pela Drugs for Neglected Diseases Initiative (DNDi), com a participação do GHTM-IHMT-NOVA e financiados pelo EDCTP 2, que visam expandir as opções de tratamento para um maior número de pacientes, incluindo os que apresentam a forma mais negligenciada da doença.
O HAT-r-ACC demonstrou a eficácia do Fexinidazole, o primeiro medicamento exclusivamente oral para a doença do sono, no tratamento de T.b rhodesiense, a subespécie mais virulenta, mas menos disseminada, do parasita que afeta os seres humanos. Em junho de 2024, a OMS atualizou as suas diretrizes de modo a refletir estes resultados, marcando um avanço significativo no tratamento desta doença.
O progresso no desenvolvimento de medicamentos continuou com o acoziborole, um tratamento oral inovador de dose única para a fase 1 e fase 2 da doença do sono, causada pelo T.b. gambiense. O projeto ACOZI-KIDS, ainda em curso, foca-se no alargamento este tratamento a crianças, com o objetivo de o tornar mais simples e menos doloroso, ampliando assim o impacto deste medicamento inovador.
Este novo conjunto de ferramentas representa uma mudança de paradigma, oferecendo tratamentos mais fáceis de implementar e aumentando a esperança para a eliminação sustentada da doença do sono.