Horácio Arruda, que integra o Conselho do Instituto de Higiene e Medicina Tropical, da Universidade Nova de Lisboa, foi reconduzido nos cargos de Diretor Nacional de Saúde Pública e Subministro Adjunto da Saúde do Canadá.
Nascido em 1960 de pais açorianos e que emigraram para Quebec no final da década de 1950, Horácio Arruda obteve o doutoramento em Medicina pela Universidade de Sherbrooke em 1983. Estudou infeciologia e epidemiologia. Em 1988, também obteve um certificado em Saúde Comunitária e Medicina Preventiva na Universidade de Sherbrooke.
Durante seus primeiros anos de prática, trabalhou no Departamento de Saúde de Laval. De 1998 a 2012, foi professor assistente no Departamento de Medicina Social e Preventiva da Universidade de Montreal.
Desde 2012, é diretor nacional de saúde pública e subministro Adjunto na Direção Geral de Saúde Pública do Ministério da Saúde e Serviços Sociais do Quebec. Enquanto trabalhava neste ministério, esteve envolvido na gestão do surto de SARS em 2003, na pandemia do H1N1 em 2009 e em medidas de saúde pública durante o desastre ferroviário de Lac-Mégantic em 2013. Atualmente, a sua presença nos media para esclarecer sobre a pandemia de COVID-19 tem sido uma constante.