Já está a decorrer o 1º Curso Europeu em Informação sobre Saúde, coordenado pela Universidade Nova de Lisboa e pelo Ministério da Saúde.
A iniciativa arrancou a 1 de Outubro e é promovida no âmbito do projeto InfAct-Joint Action on Health Information, financiado pela União Europeia, envolvendo vários Institutos Europeus de Saúde Pública.
O principal objetivo desta primeira edição é contribuir para aumentar o conhecimento sobre a utilização de métodos de Informação de Saúde padronizados para práticas comuns nos Estados-Membros da EU e países associados ao projeto, uma área de trabalho que, além de fundamental para o desenvolvimento estratégico da União Europeia, ganhou relevância redobrada com o a crise pandémica gerada pelo COVID 19.
Perspetivando uma abordagem compreensiva e inovadora à informação sobre saúde, com enfoque nas normas Europeias, o curso acolhe 25 participantes de 20 países e de duas regiões insulares (Madeira e Canárias). A equipa de preletores inclui especialistas da Itália, Holanda, Reino Unido, Bélgica, Portugal, Finlândia, Croácia, Espanha e Irlanda, sob a coordenação da Universidade Nova de Lisboa(IHMT)/Ministério da Saúde de Portugal(DGS) e do Instituto Nacional de Saúde Pública da Finlândia.
A Informação de Saúde é uma área em rápida evolução, incluindo novos métodos de recolha e análise de dados, ferramentas de gestão da informação e investigação translacional para o desenvolvimento de novas políticas à escala europeia. Este curso veio no momento certo para ajudar a formar as próximas gerações de especialistas em saúde pública, para que a Europa possa enfrentar melhor novas pandemias. Sobretudo, quando as capacidades de informação sobre saúde variam entre os Estados-Membros da UE e é reconhecida a necessidade de reforçar práticas e métodos comuns para melhorar a recolha, a gestão e a utilização de informação sobre saúde.