O estudo serológico realizado pelo IHMT-NOVA em parceria com a Câmara de Cascais sobre o SARS-Cov2 neste concelho, coordenado pela professora Ana Abecasis, foi apresentado ao vice-presidente daquela autarquia, Miguel Pinto Luz, no dia 9 de setembro de 2021.
O objetivo do estudo é estimar a seroprevalência para SARS-Cov-2 no concelho de Cascais, o que incluiu testes ao sangue para detetar anticorpos SARS-CoV-2, identificando fatores sócio-demográficos e clínicos associados.
A análise preliminar aos inquéritos realizados durante a primeira vaga da pandemia (maio a setembro de 2020) indica que o percentual de testes reativos foi de 1,3% (IC 95%: 1,12 – 1,53), o que representa uma estimativa inferior à reportada na primeira fase do inquérito nacional.
A faixa etária com maior prevalência (2%) foi de 20 a 39 anos. Geralmente, não houve diferenças significativas entre os níveis educacionais ou status profissional. No entanto, o grupo dos imigrantes é o que apresenta uma seroprevalência mais elevada, sobretudo na faixa etária dos 20 aos 29 anos e residente na freguesia de São Domingos de Rana.
O estudo revela também uma elevada proporção de infetados assintomáticos (31,6%), embora esta percentagem seja mais baixa quando comparada com a do inquérito nacional. Dos que têm sintomas 44,3% dos participantes reportaram pelo menos um indício da doença. A fadiga foi a mais mencionada por 37,4% dos reativos, sendo que a perda do paladar ou do olfato e/ou febre também foram dos mais referidos.
No total 5,62% da população residente em Cascais participou neste inquérito serológico até setembro de 2020, verificando-se uma maior proporção entre os participantes de mulheres e residentes com ensino superior quando comparado com a realidade do concelho.
Os imigrantes que mais participaram no inquérito são do Brasil (46%), Angola (17%) e Moçambique (11%).
Os questionários do inquérito serológico ainda estão a ser analisados e os restantes resultados, correspondentes ao período de outubro de 2020 a janeiro de 2021, serão divulgados em breve.