O IHMT NOVA integrou a equipa vencedora de um dos três Prémios ADN – Agir Diferente na NOVA 2025, atribuídos durante a gala da 3.ª edição da iniciativa, que decorreu no passado dia 19 de maio, na Reitoria da Universidade NOVA de Lisboa, no campus de Campolide.
O IHMT NOVA participou neste projeto através da Dra. Paula Pacheco, coordenadora do Gabinete de Infraestruturas, que integrou uma equipa multidisciplinar composta por representantes da Reitoria, Nova SBE, ENSP, NMS, ITQB NOVA, NOVA FCSH, NOVA IMS, NOVA FCT, NSL e SAS NOVA.
Entre os três projetos distinguidos, o InNOVA – Inventário de Emissões de Gases com Efeito de Estufa da NOVA destacou-se pela criação de uma estrutura transversal para a recolha e gestão de dados sobre emissões de gases com efeito de estufa (GEE), envolvendo todas as unidades orgânicas da NOVA.
Criados em 2021, os Prémios ADN têm como objetivo reconhecer, valorizar e promover práticas inovadoras desenvolvidas por colaboradores técnicos, administrativos e de gestão da Universidade. Este ano, foram submetidas 26 candidaturas, evidenciando o crescente envolvimento da comunidade NOVA na transformação e melhoria contínua da instituição.
O InNOVA permitiu capacitar equipas, fomentar sinergias e lançar as bases para um sistema de informação ambiental integrado, alinhado com os compromissos da NOVA em matéria de sustentabilidade e com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.
A atribuição deste prémio reforça o reconhecimento da inovação organizacional como motor de progresso na Universidade, e enaltece o papel do IHMT NOVA nas dinâmicas interinstitucionais que promovem impacto positivo e transformação.