O Dr. Inácio Mandomando, investigador do Centro de Investigação em Saúde de Manhiça (CISM), esteve em mobilidade no IHMT NOVA entre abril e maio de 2026, no âmbito do Programa FCT mobility – Incoming. O Dr. Inácio Mandomando, Investigador Principal no CISM, tem desenvolvido trabalho nas áreas da microbiologia, doenças infeciosas e saúde pública, afirmando-se como uma referência na investigação em saúde em Moçambique.
Neste projeto de mobilidade, o Dr. Inácio Mandomando explorou o modelo de infeção de Galleria mellonella disponível no IHMT NOVA para avaliar o potencial de virulência de isolados de Klebsiella pneumoniae associados a casos de doença invasiva em crianças de Moçambique.
Durante esta estadia, o investigador deu uma palestra nas Jornadas GHTM 2026 onde apresentou dados da sua investigação sobre agentes bacterianos responsáveis por doenças diarreicas em crianças moçambicanas, em particular trabalho colaborativo com o IHMT NOVA nesta área, tendo ainda reforçado parcerias científicas e institucionais com equipas do IHMT NOVA, e identificado novas oportunidades de colaboração em áreas de interesse comum.
Foi ainda assinado um protocolo de colaboração entre o IHMT NOVA e a Fundação Manhiça, reforçando o papel do IHMT NOVA como espaço de encontro, formação avançada e cooperação científica internacional, em particular entre Portugal e Moçambique.




