A Bolsa Ricardo Camacho-Bolsa de Investigação na Infecção por VIH- APECS/Gilead do ano de 2019 foi atribuída ao projeto “Construção de uma base de dados sócio-demográficos, clínicos e genómicos para estudar a epidemia do VIH em Portugal”, liderado pelas investigadoras do IHMT Ana Abecasis e Marta Pingarilho.
Ana Abecasis, diretora da Unidade de Saúde Pública Internacional e Bioestatística do IHMT, foi receber o prémio na Nova School Business and Economics, em Carcavelos, no dia 16 de novembro, na Reunião de Outono – Projetar o Futuro, da Associação Portuguesa para o Estudo Clínico da Sida (APECS), que atribui a bolsa em conjunto com a farmacêutica Gilead.
A investigadora afirmou que esta distinção é ainda mais emocionante por ser uma homenagem ao virologista português Ricardo Camacho, recentemente falecido, o cientista que foi o seu grande mentor na área dos estudos do VIH. “É uma forma de continuar o trabalho que ele fez”, considerou.
O projeto vencedor pretende implementar uma base de dados sócio-demográficos, clínicos e genómicos, de nível nacional, de todos os doentes com HIV, contando com a colaboração dos hospitais do país, para uma mais eficaz vigilância epidemiológica do HIV em Portugal.
O IHMT trabalha neste projeto em parceria com o Hospital Egas Moniz, com o Centro Hospitalar de Lisboa Central e o Centro Hospitalar de São João no Porto, embora se esperem mais adesões em breve.
Como explica Marta Pingarilho, uma base de dados completa e de âmbito nacional é uma “ferramenta muito útil para os próprios hospitais”, sendo que o projeto é inovador em Portugal.