Promovendo o intercâmbio de conhecimentos e a cooperação em saúde pública entre membros da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP), o Instituto de Higiene e Medicina Tropical (IHMT), reafirmando o seu compromisso com a resolução de problemas globais, participa ativamente na Conferência de Saúde Pública da Lusofonia, que se realiza nos dias 11 e 12 de novembro de 2024, no Centro de Congressos de Lisboa.
O evento conta com a participação de diversos investigadores e ilustres do IHMT, incluindo do Diretor do IHMT, o Professor Doutor Filomeno Fortes, que proferiu algumas palavras durante a cerimónia de abertura da conferência, que começou pelas 13h30, no dia 11 de novembro. Estão reunidos na Conferência de Saúde Pública da Lusofonia especialistas de renome a nível internacional e representantes das nações lusófonas para debater temas no âmbito dos objetivos e metas do Plano Estratégico de Cooperação em Saúde da CPLP 2023-2027 (PECS/CPLP 2023-2027), com um programa marcado por sessões de alto nível que exploram diversas dimensões da área da saúde pública.
Ao mesmo tempo, a Conferência de Saúde Pública da Lusofonia destaca a importância da cooperação entre os países da CPLP, promovendo debates que transcendem fronteiras e apontam para soluções conjuntas na área da saúde pública. O IHMT, com a sua tradição centenária no estudo, ensino e clínica das doenças tropicais e cooperação internacional, desempenha um papel central na articulação destas parcerias.
Conferência
Foram vários os docentes e investigadores que representaram o IHMT na Conferência de Saúde Pública da Lusofonia estando envolvidos nas várias sessões, trazendo anos de experiência e análise para abordar temas complexos ligados à área da saúde pública:
No dia 11 de novembro de 2024, a Sessão 1: “Sistemas Nacionais de Saúde: Perspetivas da Saúde Pública”, que começou às 9h00, contou com a participação do Professor Doutor Luís Sambo, Professor Catedrático Convidado do IHMT, que fez uma avaliação crítica aprofundada sobre os desafios e as oportunidades para os sistemas nacionais de saúde nos países lusófonos.
Ainda neste dia primeiro dia de conferência, às 14h00, decorreu a Sessão 2: “Informação e Comunicação em Saúde Pública”, que teve a moderação do Professor Doutor Fernando Cupertino, Presidente do Conselho do IHMT. Entre os oradores, destaca-se a participação do Doutor Sérgio Chicumbe, Diretor de Pesquisa em Saúde e Bem-Estar do Instituto Nacional de Saúde de Moçambique e Doutorado em Saúde Internacional pelo IHMT.
Comunicações Orais
Para além das sessões plenárias e das mesas redondas, a Conferência de Saúde Pública da Lusofonia acolheu igualmente um conjunto de sessões dedicadas a comunicações orais e à apresentação de pósteres, entre as 9h00 e as 10h30, no dia 11 de novembro de 2024.
O objetivo foi promover e divulgar trabalhos de investigação nas áreas temáticas definidas – i) Sistemas Nacionais de Saúde, ii) Formação e Desenvolvimento da Força de Trabalho em Saúde Pública, iii) Informação e Comunicação em Saúde, iv) Monitorização dos objetivos de Desenvolvimento Sustentável, v) Prontidão para Emergências em Saúde Pública, vi) Investigação e Bioética em Saúde – que contou com a participação de vários investigadores do IHMT:
Fotografias