Investigadores e alunos de doutoramento do GHTM-IHMT participaram recentemente numa missão à Ilha de Santiago, Cabo Verde, onde realizaram a recolha de dados antropométricos e biológicos e aplicaram questionários sobre sintomas de doenças alérgicas no âmbito do projeto RESPIRA-CV. A missão contou com a presença dos investigadores Prof. Ana Paula Arez, Prof. Marcelo Ferreira, Prof. Maria do Rosário O. Martins e Prof. Maria do Céu Teixeira, bem como dos doutorandos Dra. Iolanda Alves e Dr. Ricardo Mendes, e a colaboração da Dra. Celeste Figueiredo, responsável do Gabinete de cooperação do IHMT.
O estudo, financiado pela Fundação Calouste Gulbenkian e pela Fundação La Caixa, visa melhorar o conhecimento, prevenção, diagnóstico e tratamento da asma e das doenças atópicas em crianças cabo-verdianas. Além disso, busca desenvolver e reforçar a capacidade humana e institucional para a realização de investigação clínica em Cabo Verde e São Tomé e Príncipe.
Liderado pela Doutora Isabel Inês Araújo, professora da Universidade de Cabo Verde e membro do grupo de Investigação de Saúde das Populações, Políticas e Serviços do Centro de I&D GHTM do IHMT, este trabalho é coordenado pela Universidade de Cabo Verde. Entre os parceiros estão o Hospital Agostinho Neto, o Ministério da Saúde e os Centros de Saúde de Cabo Verde, o Instituto de Higiene e Medicina Tropical da Universidade NOVA de Lisboa, através do Centro de I&D GHTM, o Instituto Universitário de Enfermedades Tropicais y Salud Pública de Canarias (IUETSP-ULL), Espanha, a Comissão Nacional de Bioética de São Tomé e Príncipe, e a Aliança Global para Doenças Respiratórias na Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (GARD CPLP).
Este esforço conjunto promete trazer avanços significativos na saúde pública de Cabo Verde, especialmente na prevenção e tratamento de doenças respiratórias e alérgicas, beneficiando as crianças e fortalecendo a investigação clínica na região.