A Doutora Sofia Seabra, a Doutora Sofia Santos Costa e o Prof. Doutor Ricardo Parreira, investigadores do GHTM – IHMT NOVA, são membros de equipa no projeto WWOneMoz (Wastewater, One Health, Mozambique), recentemente selecionado para financiamento pela Fundação Calouste Gulbenkian no âmbito do programa ENVOLVE Ciência PALOP. O projeto é liderado pela Doutora Filomena Manjate, do Centro de Investigação em Saúde de Manhiça (CISM), em Moçambique, doutorada pelo IHMT, e que realizou o estágio científico da primeira fase deste programa sob orientação da Doutora Sofia Seabra e Doutora Sofia Santos Costa.
O WWOneMoz visa fortalecer a vigilância epidemiológica no país através da análise metagenómica de águas residuais, permitindo a deteção precoce de agentes infecciosos e genes de resistência antimicrobiana.
A aplicação da abordagem One Health, que considera a interligação entre saúde humana, animal e ambiental, permitirá mapear a distribuição de agentes patogénicos e identificar fatores de risco para a sua disseminação. O objetivo é contribuir para a prevenção de surtos e para o desenvolvimento de uma plataforma integrada de vigilância epidemiológica, fornecendo dados essenciais para a formulação de políticas públicas de saúde.
Este financiamento representa um reconhecimento da importância da investigação colaborativa entre o CISM e o GHTM – IHMT NOVA, reforçando o compromisso destas instituições com a promoção da saúde global e a inovação científica em países de língua portuguesa.
Saiba mais sobre a segunda edição do projeto Envolve Ciência PALOP aqui.