Investigadores do IHMT e GHTM publicaram o artigo intitulado “Asian tiger mosquito in the oil-producing city of Soyo: the first report of Aedes (Stegomyia) albopictus (Skuse, 1894) in Angola“, recentemente publicado na revista Parasites & Vectors.
O Dr. Gonçalo Alves, aluno do Doutoramento em Ciências Biomédicas do IHMT NOVA e membro do GHTM, é coresponsavel deste estudo que também conta com participação da Dra. Arlete Dina Troco e do Prof. Doutor João Pinto.
O estudo foi realizado no âmbito de um projeto que foca a vigilância entomológica e as parcerias para o controle de doenças transmitidas por mosquitos e marca a primeira deteção do mosquito Aedes albopictus, também conhecido como mosquito tigre asiático, em Angola, especificamente na cidade de Soyo, na província do Zaire, durante um inquérito sobre Anopheles stephensi.
O Aedes albopictus é uma espécie altamente invasiva que se espalhou rapidamente por diversas regiões tropicais e temperadas do mundo, favorecida pelas atividades humanas. Este mosquito está associado à emergência de arbovírus em novas áreas geográficas, representando uma preocupação crescente para a saúde pública e destaca a importância de reforçar as medidas de vigilância e controle de mosquitos para prevenir o surgimento de doenças arbovirais.
O estudo também sublinha a relevância da colaboração entre as autoridades de saúde locais, as comunidades e organizações internacionais para a monitorização da propagação de espécies invasoras.