A Doutora Carla Maia, o Prof. Doutor Jacques Derek Charlwood e o Professor Doutor Thierry Mertens do Instituto de Higiene e Medicina Tropical da Universidade NOVA de Lisboa (IHMT NOVA) integram a lista de cientistas com maior número de citações ao nível mundial, do prestigiado World’s Top 2% Scientists Ranking, divulgado anualmente pela Universidade de Stanford e a revista Elsevier.
Este ranking baseia-se na Scopus, a base de dados que lista os 2% de cientistas mais citados do mundo, cobrindo 22 áreas científicas e 174 subáreas, destacando-se pela influência e impacto da investigação académica. A referida lista inclui duas categorias distintas:
- a primeira contabiliza as citações ao longo da carreira
- a segunda foca-se nas citações do último ano (2023).
Dos três investigadores e docentes do IHMT NOVA distinguidos, o Prof. Doutor Jacques Derek Charlwood foi incluído em ambas as categorias, enquanto a Prof. Doutora Carla Maia e o Professor Doutor Thierry Mertens constam na lista referente ao maior número de citações em 2023.
Destaca-se ainda que a NOVA regista um aumento de 10% no número de investigadores listados, relativamente ao ano anterior, refletindo a trajetória ascendente da Universidade, cujo número de investigadores incluídos no ranking triplicou nos últimos três anos, consolidando a sua posição no panorama científico global.