No passado dia 17 de Setembro de 2022, os membros do grupo THOP do GHTM Ana Abecasis, Marta Pingarilho e Victor Pimentel participaram na primeira reunião dos grupos de trabalho da APECS (Associação Portuguesa para o Estudo Clínico da SIDA), que se realizou em Leiria.
Nesta reunião, os investigadores do GHTM criaram um novo grupo de trabalho denominado “Resistência aos Antiretrovirais de Indivíduos VIH-positivos”, cujo objetivo é estudar, analisar e vigiar a resistência aos fármacos utilizados para o tratamento de doentes infetados com VIH em Portugal. Foram definidos objetivos prioritários a desenvolver nos próximos meses, que incluem temas de investigação que estão em linha com a estratégia do GHTM.
Fundada em 1991, a APECS é uma associação científica sem fins lucrativos e que tem contribuído muito para a investigação clínica e microbiológica do VIH em Portugal. Desde a sua criação, esta associação tem desenvolvido atividades no âmbito do estudo do VIH em Portugal e formado, inclusivamente, vários grupos de trabalho compostos por clínicos, profissionais de saúde, investigadores e laboratórios de diversos centros hospitalares de todo o país. Deste grupo fazem também parte outros clínicos e profissionais de saúde de vários hospitais portugueses.