Antigo aluno do IHMT, médico e ex-ministro da saúde de Moçambique, Hélder Martins dedicou a sua vida à causa pública, tendo sido distinguido, no dia 18 de abril, com o título de Doutor Honoris Causa em Ciências da Saúde e da Educação, pelo Instituto Superior de Ciências e Tecnologia de Moçambique (ISCTEM), em Maputo.
No âmbito desta consagração, apadrinhada pelo presidente do Comité Nacional de Bioética para a Saúde de Moçambique, João Schwalbach, o diretor do IHMT Paulo Ferrinho gravou um testemunho, em vídeo, onde salientou que Martins “será sempre lembrado como o Pai do Serviço Nacional de Saúde de Moçambique”.
Hélder Martins foi ministro da saúde de Moçambique entre 1975 e 1980, tendo assumido um relevante papel na reforma do setor da saúde daquele país. Entre 1960 e 61, foi aluno no IHMT, tendo frequentado o “Diploma de Medicina Tropical”, à data obrigatório para a prática de medicina nas colónias. Atualmente, é Professor na Faculdade de Medicina da Universidade Eduardo Mondlane, em Maputo.
Mensagem do Diretor do IHMT, Paulo Ferrinho, por ocasião do Doutoramento Honoris Causa de Hélder Martins
É-me particularmente grato representar o Instituto de Higiene e Medicina Tropical da Universidade Nova de Lisboa nesta muito justa Consagração Académica do Professor Hélder Martins.
Homenageá-lo com um Doutoramento Honoris Causa não é senão o reconhecimento devido, nunca tarde de mais, de uma vida de sábia entrega à causa pública.
Esta dedicação vem de lides estudantis, continuou nas zonas libertadas durante a luta de libertação, culminou na direção do Ministério da Saúde logo após a independência e manteve-se durante a sua longa vida numa continuada rendição ao ensino, à escrita, à cultura, à comunicação e à consultoria.
Refletindo uma extraordinária capacidade de se reinventar continuadamente, o seu trajeto de vida foi sempre inovador.
Mas perante este percurso extraordinário há algo que é singularmente do Professor Hélder Martins e que continuará a sê-lo para toda a história de Moçambique.
Deixa-nos como herança o Serviço Nacional de Saúde moçambicano.
Bem-haja pela sua visão, pela sua perseverança e pela sua liderança.
Com esta obra adicionou anos às vidas de milhões e saúde a esses anos.
Cada unidade de saúde neste vasto território é um monumento a lembrar-nos da grandeza do Professor Hélder Martins.
Estes muitos monumentos permitem-me afirmar com toda a certeza que será sempre lembrado como o Pai do Serviço Nacional de Saúde de Moçambique.
Esta homenagem é, portanto, repito, justa para si, e honra quem lha atribui, e a quem cumprimento na pessoa do Magnifico Reitor João Leopoldo.