A poliomielite, responsável pela paralisia infantil, está oficialmente erradicada de Portugal e da Europa, desde 2002, e a doença praticamente desapareceu no mundo.
A Organização Mundial da Saúde anunciou no Dia Mundial de Polio, a 24 de outubro, que o tipo 3 foi erradicado, faltando apenas eliminar o tipo 1, ainda presente no Paquistão e Afeganistão.
“Às vezes os últimos casos são os mais difíceis de eliminar. A polio neste momento está reduzida a dois países e a uma área relativamente pequena. O problema é que esta é uma zona de guerra com populações móveis (que seguem os rebanhos conforme as chuvas e a neve) e são muito difíceis de vacinar”, explica Jaime Nina, virologista e especialista em doenças tropicais no IHMT e no Hospital Egas Moniz.
O professor Jaime Nina realçou também durante a entrevista ao programa Saúde em Dia, do Canal Saúde+, que o grande perigo da poliomielite está relacionado com o facto de esta ser assintomática para a maioria das pessoas infetadas.
“O maior perigo da poliomielite é que pode espalhar-se de forma silenciosa, é um ataque à traição”, afirmou,
Oiça a entrevista de Jaime Nina – Parte I e Parte II
O professor do IHMT lembrou um caso polémico que aconteceu no ano de 2002 num laboratório norte-americano com uma equipa de estudantes de doutoramento que conseguiram sintetizar partículas de vírus exatamente iguais às do vírus selvagem.
“A situação teve um impacto político tão grande que o presidente dos EUA da época, George W. Bush, tomou a decisão – mesmo depois da erradicação da poliomielite, que na altura se previa que fosse a curto prazo e não foi – continuar a vacinar toda a população dos EUA para não tornar o país vulnerável a um ataque de guerra biológica”, afirmou Jaime Nina.
O especialista considera ainda que a vacinação e a aposta no saneamento são os dois pontos chave para a erradicação total da poliomielite.
O vírus da poliomielite infecta normalmente crianças com menos de cinco anos e pode destruir neurónios responsáveis pela ativação dos músculos, deixando as pessoas paralisadas de uma perna ou de mais membros.