Ano: c. 1986
Dimensões: Comprimento 58 cm X Altura 39 cm
Museu (N.º Inventario): IHMT.000987
De ascendência japonesa, Cecília Massae Tamaki Suzuki nasceu em São Paulo, Brasil, em 1941. Formou-se em Arquitetura. Dirigiu a Associação Internacional de Artes Plásticas da Unesco, no Brasil e é membro de diversas Academias Internacionais de Arte. Expôs por todo o mundo, em várias ocasiões, e foi laureada com prémios em Miami, Paris, Roma, São Paulo. Obras suas integram coleções particulares e institucionais.
Casada com um oftalmologista e mãe de oftalmologistas, Cecília colheu neste convívio a inspiração para conjugar a ciência com a sua visão de artista. A patologia oftalmológica, bem como a cirurgia ocular, são os temas preferenciais da sua obra, como no “Jardim Suspenso”, onde se dispõem, à maneira de paisagem campestre, retinas diafanizadas, nervos óticos, íris e corpos ciliares, numa harmonia a que os tons verde e ocre emprestam a sensação de uma secura héctica.
A litogravura foi oferecida pela artista ao IHMT quando, em 1988, acompanhou o marido ao VIII Congresso da Sociedade Europeia de Oftalmologia, realizado em Lisboa, com algumas das sessões no Instituto de Higiene e Medicina Tropical. Está assinada (Cecília M T Suzuki), datada (10.86) e numerada (7/40).