• Skip to primary navigation
  • Skip to main content
  • Skip to footer
  • Biblioteca
  • Museu
  • Pessoal
    • Webmail
    • Área de Docentes
    • Área de Não-Docentes
  • Estudantes
    • Webmail
    • Moodle
    • NetP@
    • Escola Doutoral
    • Serviços Académicos
    • Trabalhar no IHMT

IHMT

Instituto de Higiene e Medicina Tropical

  • O Instituto
    • Missão
    • Mensagem do Diretor
    • Órgãos de governo
    • Docentes e investigadores
    • Portal de Denúncias UNL
  • Ensino
    • Mestrados
    • Doutoramentos
    • Cursos de Especialização
    • Formação transversal
    • Cursos de Curta Duração
    • Ensino à Distância
    • Apoio ao Desenvolvimento
    • Serviços académicos
    • NOVA Open Academy
  • Investigação
    • Centro GHTM
    • Unidades de Ensino e de Investigação (UEI)
      • Unidade de Clínica Tropical
      • Unidade de Microbiologia Médica
      • Unidade de Parasitologia Médica
      • Unidade de Saúde Pública Global
      • Serviço de Apoio à Ciência e Comunidade
    • Biobanco
    • BLOODless
    • Centro Colaborador OMS
    • Publicações
  • Serviços e gestão
    • Biblioteca
    • Sistema de Qualidade
    • Estatutos e regulamentos
    • Plano de Atividades
    • Relatório de Atividades
    • Relatório de Gestão
    • Contratos públicos
    • Recursos humanos
      • Concursos e bolsas
        • Concursos – Docentes e Investigadores
        • Concursos – Não Docentes e Não Investigadores
        • Bolsas de Investigação
      • Contratos
      • Avaliação de Desempenho
        • Ciclo Avaliativo
          • Biénio 2021-2022
          • Biénio 2023-2024
        • Conselho Coordenador de Avaliação
        • Comissão Paritária
      • Mobilidade
      • Listas Nominativas
  • Doenças Tropicais
    • Consulta do Viajante
    • Dossiês Informativos
    • Glossário
    • Museu
    • Vídeos
    • MosquitoWeb
  • Comunidade
    • Cooperação e Desenvolvimento
    • Formação
    • Parcerias
  • Contactos
  • Candidaturas
  • pt
    • pt
    • en
Home / Noticias / Mais de dois terços da comunidade académica do IHMT-NOVA globalmente satisfeita

Mais de dois terços da comunidade académica do IHMT-NOVA globalmente satisfeita

1 Setembro, 2020

Mais de dois terços da comunidade académica, num total de 68,8%, demonstra-se globalmente satisfeita com o Instituto de Higiene e Medicina Tropical, da Universidade Nova de Lisboa, de acordo com os resultados do Questionário sobre a Satisfação Global da Unidade Orgânica UO), realizado entre 6 de janeiro e 30 de março de 2020

As perguntas abrangeram os mais diversos itens (como a satisfação com o desenvolvimento profissional, com o departamento/serviço, infraestruturas, serviços, sistemas de informação, comunicação e ambiente) e foram enviadas para 372 elementos da comunidade do IHMT NOVA através da plataforma online SurveyMonkey ®, tendo-se obtido 151 respostas completas e 25 parciais, num total de 176 respostas.

O Conselho de Gestão do IHMT/NOVA analisou os resultados do questionário sobre a satisfação global da comunidade académica com a UO IHMT/NOVA (2020) e manifesta a sua preocupação com a baixa adesão ao questionário dos docentes de carreira (13,14%), docentes convidados (3,49%) e investigadores (15,43%) em oposição aos estudantes (83%).

Apesar da baixa taxa de resposta dos docentes e investigadores há uma clara insatisfação com as possibilidades de progressão na carreira e um reconhecimento da autonomia que lhes é dada para exercerem as suas funções.

De salientar a apreciação positiva das infraestruturas e serviços pelos alunos (salas de aulas e laboratório com 4,3 e 4,0/6), com destaque para as infraestruturas (em contraste com comentários em que os alunos mencionam que as infraestruturas necessitam de melhorias) e serviços informáticos (4,7/6), numa escala que varia entre Totalmente Insatisfeito (1), Muito Insatisfeito (2), Insatisfeito (3), Satisfeito (4), Muito Satisfeito (5) e Totalmente Satisfeito (6).

Em contraste, docentes, investigadores e pessoal não docente manifestaram uma menor satisfação com os serviços e infraestruturas. Os serviços de apoio administrativo e divisão académica foram bem apreciados pelos estudantes (4,8/6), com 83,9% dos alunos satisfeitos, assim como as estruturas informáticas. Nota-se a ausência de serviços de apoio psicológico e de apoio à integração profissional. Alguma insatisfação por parte dos alunos com os de espaços de estudo, de trabalho e de restauração.

Os recursos financeiros e a biblioteca foram os menos pontuados neste item por todos os grupos que responderam ao questionário. No respeitante aos sistemas de informação todos os itens tiveram apreciação positiva com destaque para plataforma de e-learning pelos alunos (4,5/6). Comunicação e Ambiente também com avaliação positiva por parte dos alunos e docentes/investigadores. Alguma insatisfação do pessoal não docente quanto à comunicação interna.

Quanto ao ambiente em geral e a integração do IHMT/NOVA no contexto da Universidade NOVA, para todas as classes da comunidade Académica inquiridas, a integração é insatisfatória.

Mais de dois terços da comunidade académica do IHMT/NOVA mostra-se satisfeita no global com a UO (68,8%). O grupo dos docentes/investigadores e dos não docentes apresentaram proporções de insatisfação semelhantes, 40,4% e 41,3% e estes valores representam o dobro comparativamente com o grau de insatisfação revelado pelos estudantes, o que é motivo de preocupação e análise prospetiva.

Avaliação global da UO positiva, mas mais elevada no que diz respeito aos alunos (4,1/6) e menos em relação ao pessoal não docente (3,6/6).

O Conselho de Gestão do IHMT/NOVA agradece a participação de todos e reafirma a importância dos resultados obtidos para a estratégia de gestão da qualidade e do desenvolvimento do IHMT/NOVA.

Consulte o Relatório do Questionário Satisfação

Share this content:

  • Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
  • Click to share on X (Opens in new window) X
  • Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
  • Click to share on Pinterest (Opens in new window) Pinterest
  • Click to share on Tumblr (Opens in new window) Tumblr
  • Click to print (Opens in new window) Print

Footer

INSTITUTO DE HIGIENE E
MEDICINA TROPICAL
UNIVERSIDADE NOVA DE LISBOA
Rua da Junqueira, 100 1349-008 Lisboa
T +351 213 652 600
geral@ihmt.unl.pt

Consulta do Viajante e Medicina Tropical
T +351 213 652 630
T +351 213 652 690
T +351 91 182 37 48
T +351 91 182 44 67
medicina.viagens@ihmt.unl.pt

  • Ensino
  • Investigação
  • Medicina Tropical
  • Cooperação
  • Portal de Denúncias UNL

NOVA University of Lisbon Logo

Siga-nos

  • Facebook
  • Instagram
  • LinkedIn
  • Twitter
  • YouTube

Receber a “newsletter”

© Copyright 2025 IHMT-UNL Todos os Direitos Reservados.
  • Universidade Nova de Lisboa
  • Fundação para a Ciência e a Tecnologia

    UIDB/04413/2020
    UIDP/04413/2020

We use cookies to ensure that we give you the best experience on our website. If you continue to use this site we will assume that you are happy with it.Ok