Mais de dois terços da comunidade académica, num total de 68,8%, demonstra-se globalmente satisfeita com o Instituto de Higiene e Medicina Tropical, da Universidade Nova de Lisboa, de acordo com os resultados do Questionário sobre a Satisfação Global da Unidade Orgânica UO), realizado entre 6 de janeiro e 30 de março de 2020
As perguntas abrangeram os mais diversos itens (como a satisfação com o desenvolvimento profissional, com o departamento/serviço, infraestruturas, serviços, sistemas de informação, comunicação e ambiente) e foram enviadas para 372 elementos da comunidade do IHMT NOVA através da plataforma online SurveyMonkey ®, tendo-se obtido 151 respostas completas e 25 parciais, num total de 176 respostas.
O Conselho de Gestão do IHMT/NOVA analisou os resultados do questionário sobre a satisfação global da comunidade académica com a UO IHMT/NOVA (2020) e manifesta a sua preocupação com a baixa adesão ao questionário dos docentes de carreira (13,14%), docentes convidados (3,49%) e investigadores (15,43%) em oposição aos estudantes (83%).
Apesar da baixa taxa de resposta dos docentes e investigadores há uma clara insatisfação com as possibilidades de progressão na carreira e um reconhecimento da autonomia que lhes é dada para exercerem as suas funções.
De salientar a apreciação positiva das infraestruturas e serviços pelos alunos (salas de aulas e laboratório com 4,3 e 4,0/6), com destaque para as infraestruturas (em contraste com comentários em que os alunos mencionam que as infraestruturas necessitam de melhorias) e serviços informáticos (4,7/6), numa escala que varia entre Totalmente Insatisfeito (1), Muito Insatisfeito (2), Insatisfeito (3), Satisfeito (4), Muito Satisfeito (5) e Totalmente Satisfeito (6).
Em contraste, docentes, investigadores e pessoal não docente manifestaram uma menor satisfação com os serviços e infraestruturas. Os serviços de apoio administrativo e divisão académica foram bem apreciados pelos estudantes (4,8/6), com 83,9% dos alunos satisfeitos, assim como as estruturas informáticas. Nota-se a ausência de serviços de apoio psicológico e de apoio à integração profissional. Alguma insatisfação por parte dos alunos com os de espaços de estudo, de trabalho e de restauração.
Os recursos financeiros e a biblioteca foram os menos pontuados neste item por todos os grupos que responderam ao questionário. No respeitante aos sistemas de informação todos os itens tiveram apreciação positiva com destaque para plataforma de e-learning pelos alunos (4,5/6). Comunicação e Ambiente também com avaliação positiva por parte dos alunos e docentes/investigadores. Alguma insatisfação do pessoal não docente quanto à comunicação interna.
Quanto ao ambiente em geral e a integração do IHMT/NOVA no contexto da Universidade NOVA, para todas as classes da comunidade Académica inquiridas, a integração é insatisfatória.
Mais de dois terços da comunidade académica do IHMT/NOVA mostra-se satisfeita no global com a UO (68,8%). O grupo dos docentes/investigadores e dos não docentes apresentaram proporções de insatisfação semelhantes, 40,4% e 41,3% e estes valores representam o dobro comparativamente com o grau de insatisfação revelado pelos estudantes, o que é motivo de preocupação e análise prospetiva.
Avaliação global da UO positiva, mas mais elevada no que diz respeito aos alunos (4,1/6) e menos em relação ao pessoal não docente (3,6/6).
O Conselho de Gestão do IHMT/NOVA agradece a participação de todos e reafirma a importância dos resultados obtidos para a estratégia de gestão da qualidade e do desenvolvimento do IHMT/NOVA.
Consulte o Relatório do Questionário Satisfação