Data: 1952
Dimensões: Base: C. 168 cm X L 163,5 cm
Museu (N.º Inventário): IHMT.0000652
Com a maqueta do Hospital de Bilene, na vila de Macia, em Moçambique, acrescenta-se agora o conjunto de maquetas da colecção do IHMT, que integraram a brochura “Maquetas de Edificações de Saúde”.
Tal como as outras alí abordadas (excepto a do IHMT), a maqueta de Bilene esteve exposta na ‘Exposição Documental das Actividades Sanitárias do Ultramar’, por ocasião do I Congresso Nacional de Medicina Tropical, Lisboa – 1952. Foi executada em Moçambique.
Com muitas semelhanças com a Formação Sanitária do Maputo, o Hospital de Bilene tinha de inovador uma construção em H, desenho do arquiteto António Rosas – 1939, edifício destinado a enfermarias, o que representa uma transição dos “quartos individuais” em palhotas que formavam a sanzala de internamento, aqui também presente, para um processo de internamento em grupo, ou seja em enfermarias, porque, justifica-se: “A centralização dos doentes indígenas em pavilhões (em vez de os alojar em palhotas), […] é de aceitar, porquanto assim se simplifica e intensifica a assistência médica, ao mesmo tempo que as condições de higiene se melhoram. As sanzalas enfermarias, construídas inicialmente para não criar ao indígena um meio que ele não soubesse compreender, deixam de ter razão de ser, desde que ele compreenda – como já hoje em geral compreende – as grandes vantagens que lhe advêm dos serviços de assistência que nós, desde sempre, lhe estamos a prestar”.
Esta estrutura encontra-se ainda activa, embora com algumas alterações, designando-se Centro de Saúde de Macia.
(JLD / JMCD)