Ano: 1950-52
Museu: IHMT.0000047
Dimensões: C. 62 cm; L ..64,5 cm | A. 6.7cm
A maqueta do Hospital do Zobuè foi executada em Moçambique e enviada para Lisboa em 1952, destinada à “Exposição Documental das Actividades Sanitárias do Ultramar” que se realizou no Palácio Burnay, na ocasião do 1º Congresso Nacional de Medicina Tropical. O Hospital do Zobué, ainda em funcionamento, localiza-se na província de Tete junto à fronteira com o Malawi.
É um projecto de 1940, do eng.º Mário Ferreira Fernandes, então director dos Serviços de Obras Públicas de Moçambique e destinava-se ao internamento de doentes da Missão de Combate às Tripanosomíases (doença do sono). Hoje serve ainda o propósito de uma unidade de saúde com isolamento para outras doenças contagiosas, além de uma pequena maternidade.
Tem uma planta cruciforme sendo uma das alas destinada a enfermaria de homens e outra de mulheres; nas restantes alas situavam-se as salas para tratamento e para cirurgia, os sanitários, serviços comuns e dois quartos para isolamento. Para facilitar o arrefecimento o Hospital possui telhado de dois níveis e é circundado por uma galeria de sombreamento que se prolonga do telhado, suportada por colunas. A maqueta pertence à colecção do Museu do IHMT, que integra outros 10 exemplares.