Data:c. 1950
Dimensões:A 22cm X L 19,5cm x P 30,5cm
Museu (N.º Inventário): IHMT.0000983
Agora, quando em cima de cada bancada de trabalho ou de cada secretária existe um computador para nos facilitar a escrita e os cálculos, esquecemo-nos de que nem sempre foi assim. Pouco mais de um quarto de século separa-nos hoje do tempo em que as máquinas de escrever e de calcular ainda estavam no auge e eram as ferramentas mais utilizadas para auxílio do nosso quotidiano nas instituições, nos gabinetes de trabalho e nas administrações. Vulgarizadas sobretudo após a primeira década do século XX, estas máquinas entraram em acelerado declínio no fim da década de 1980, substituídas pela electrónica e computadores. Assim foi também no Instituto de Medicina Tropical / Instituto de Higiene e Medicina Tropical e, preservando a memória daqueles tempos, escolhemos para peça deste mês uma calculadora mecânica da marca Addo, que é parte do acervo do Museu IHMT, utilizada outrora nas secretarias, mas também para os trabalhos científicos e de investigação.
A firma AB Addo, com sede em Malmo, na Suécia, foi fundada por Hugo Agrell, em 1918. Produziu máquinas de escrever, máquinas registadoras e também calculadoras mecânicas de bolso, mas fabricou principalmente máquinas de cálculo, de secretária. Teve sucursais com fábrica noutros países, como no Reino Unido – a Agrell Machine Co. Ltd., em Cirencester, onde o sistema imperial impunha mecanismos diferentes dos usados no sistema decimal. Outras fábricas, como a italiana Totalia fabricaram sob licença da Addo. Em 1966 a Addo foi incorporada na Facit, igualmente sueca.
Desde 1926, a Addo fabricou máquinas de cálculo para secretária, com 77 teclas numéricas, modelos que terminaram em 1935, com a introdução das simplificadas máquinas de adição Addo X, de apenas 10 teclas numéricas (X do número romano 10). O modelo Addo–X 21 – versão manual, da coleção IHMT, tem gravado o nº de inventário “IMT-SA-2602”, tem capacidade para 10 dígitos nas parcelas, com 11 dígitos para os totais e permite a impressão em papel de rolo. Fabricou-se em preto (exemplar do IHMT), verde, e cinza metálico. O modelo eletromecânico é designado 21 E.