A presidente do Instituto Nacional da Saúde Pública de Cabo Verde, Maria da Luz Lima, foi contemplada pelo Programa de Liderança em Saúde Pública Kofi Annan 2022.
A aluna do Doutoramento em Doenças Tropicais e Saúde Global do Instituto de Higiene e Medicina Tropical afirma “ser uma grande honra ter sido selecionada num grupo de mais de 600 pessoas” de África e ter o privilégio de ser a única representante dos países africanos de língua oficial portuguesa.
“A bolsa visa apoiar líderes aspiracionais de saúde pública (bolseiros) em África na aquisição de habilidades e competências avançadas para traçar estratégias, gerir e liderar programas de saúde pública que irão transformar positivamente a saúde pública em África”, pode ler-se na descrição do programa.
Os bolsistas admitidos são profissionais de saúde pública de alto nível de Estados Membros da União Africana, que vão contribuir para orientar e desenvolver a próxima geração de líderes de saúde pública para todo o continente africano.
Breve perfil de Maria da Luz Lima
Licenciada em Medicina e Mestre em Saúde e Desenvolvimento. Especialização em Saúde Pública pelo Instituto de Higiene e Medicina Tropical, da Universidade Nova de Lisboa e Ministério da Saúde de Cabo Verde, e em Medicina do Trabalho, pela Escola Nacional de Saúde Pública da Universidade Nova de Lisboa. Pós-Graduação em Parasitologia e Pós-Graduação em Clínica de Doenças Tropicais, pelo IHMT/UNL. Atualmente é Presidente do Instituto Nacional de Saúde Pública de Cabo Verde. Entre outras funções, já desempenhou o cargo de Diretora Nacional de Saúde, Diretora de Serviço de Prevenção e Controlo de Fatores de Risco, Coordenadora do Programa de Prevenção da Diabetes Mellitus e de Outros Distúrbios Metabólicos, Coordenadora do Programa de Prevenção e Rastreio dos Cancros e Diretora do Programa de Luta contra a Tuberculose e Lepra. Trabalhou no Hospital de São José em Lisboa nos serviços de urgência geral e de observações de doentes no S.O e no Centro Regional de Sangue de Lisboa. Frequenta o Doutoramento em Doenças Tropicais e Saúde Global do Instituto de Higiene e Medicina Tropical
A Comissão da União Africana lançou a Bolsa de Liderança em Saúde Pública do Centro Africano de Controlo e Prevenção de Doenças (CDC África) Kofi Annan em 25 de Maio de 2020, em parceria com a Fundação Kofi Annan. A primeira coorte do programa de bolsas foi lançada em 7 de abril de 2021 e consistia em um total de 20 bolsistas, de 14 países .