“Uma língua com a projeção pluricontinental que o português tem e com a cultura que representa, pode aspirar a desempenhar papéis relevantes nos mais diversos domínios”, realça Maria de Belém Roseira, presidente do Conselho Consultivo do Instituto de Higiene e Medicina Tropical (IHMT), no artigo de opinião publicado, no dia 2 de junho, na Revista FRONTLINE, uma publicação mensal dedicada a temas de economia, mundo dos negócios, política e lifestyle.
As palavras de Maria de Belém Roseira surgem na sequência da sessão “Ciência em Português, organizada pelo Centro Ciência LP e a Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT), no âmbito da comemoração do Dia Mundial da Língua Portuguesa (5 de maio), uma iniciativa que decorreu no IHMT e em que esteve presente como convidada.
No texto de opinião, Maria de Belém Roseira lembrou que “o português é falado por mais de 260 milhões de pessoas nos cinco continentes, estimando-se que, em 2050, esse número cresça para quase 400 milhões” e realçou o “trabalho de suma importância e significado” realizado por este “Centro Internacional para a Formação Avançada em Ciências Fundamentais de Cientistas oriundos de Países de Língua Portuguesa”, conhecido de forma abreviada como Centro de Ciência LP, um centro de Categoria 2, a operar sob os auspícios da UNESCO.
Leia o artigo de opinião completo AQUI
A sessão “Ciência em Português” organizada pelo Centro Ciência LP e a FCT, decorreu no IHMT, a 5 de maio de 2021, data em que se assinala o Dia Mundial da Língua Portuguesa. Reveja a sessão aqui: