A Universidade NOVA de Lisboa atribuiu o título de Doutor Honoris Causa a Matshidiso Moeti, médica especialista em Saúde Pública e Diretora Regional da Organização Mundial de Saúde para África. A cerimónia teve lugar na Reitoria da NOVA, no dia 5 de março (leia a notícia aqui). O reitor da NOVA, João Sàágua, considerou que os valores da laureada Matshidiso Moeti estão alinhados com as prioridades da universidade que tem como missão servir a comunidade através de uma agenda inclusiva e colaborativa em linha com os objetivos do desenvolvimento sustentável.
O professor Paulo Ferrinho, antigo Diretor do Instituto de Higiene e Medicina Tropical da NOVA (IHMT NOVA), foi o padrinho da doutoranda, solicitando a atribuição deste título como reconhecimento pela sua relevante carreira na área da Saúde Pública, assim como pela sua contribuição no combate ao HIV nos países africanos e pela sua colaboração com a NOVA.
O professor Luis Gomes Sambo recordou o percurso de Matshidiso Moeti e dos seus pais que também se dedicaram à medicina e lhe serviram de inspiração, realçando o grande impacto que a diretora regional da OMS África teve na saúde em África, em especial na luta contra a SIDA, realçando três prioridades estratégicas: a cobertura universal de saúde, a segurança da saúde através do combate a doenças com potencial epidémico e a promoção da saúde e bem-estar ao longo do tempo de vida das pessoas. Luís Gomes Sambo descreveu Matshidiso Moeti como “uma mulher de qualidades irrefutáveis; uma líder na busca permanente de soluções; uma veterana de saúde pública comprometida com a qualidade de vida e bem-estar dos cidadãos”.
Durante a tarde, foi realizada uma sessão científica de homenagem a Matshidiso Moeti no Instituto de Higiene e Medicina Tropical, que contou com a presença da ministra da Saúde de Portugal, Marta Temido.
Cargo: Diretora Regional da OMS África
Nacionalidade: Botswana
Educação: Médica, especialista em Saúde pública e administradora médica.
Em 1978 obteve o Bacharelato em Medicina e o Bacharelato em Cirurgia (MBBS) na Escola de Medicina do Royal Free Hospital da Universidade de Londres. Mais tarde, em 1986, graduou-se com um Mestrado em Saúde Comunitária para Países em Desenvolvimento (MSc (CHDC)) pela London School of Hygiene and Tropical Medicine.
Carreira: No início dos anos 90, a Dr. Moeti trabalhou com o Ministério da Saúde do Botswana. Ingressou depois no UNAIDS, assumindo a posição de Líder da Equipa do Escritório de África e Médio Oriente, com sede em Genebra, de 1997 a 1999. Desempenhou também as funções de Assessora Regional de Saúde do Escritório Regional da UNICEF para a África Oriental e Austral.
Em 1999, ingressou no Escritório Regional da OMS na África, trabalhando na área do HIV/AIDS. Assumiu o cargo de Diretora Assistente Regional, de 2008 a 2011. Também ocupou o lugar de Diretora de Doenças Não Transmissíveis no escritório regional. De 2005 a 2007, atuou como Representante da OMS no Malawi. No momento da nomeação para o cargo atual, era Coordenadora da Equipa de Apoio entre Países da África do Sul e do Leste da Região Africana da OMS. Em 27 de novembro de 2015, quando foi nomeada Diretora da AFRO, tornou-se a primeira mulher eleita para o cargo.
Diretor: Prof. Doutor Filomeno Fortes
Padrinho: Prof. Doutor Paulo Ferrinho
Orador: Luís Gomes Sambo, ex-diretor regional da OMS África