Foi com enorme pesar e consternação que a Universidade NOVA de Lisboa recebeu, no sábado (11 de junho), a notícia da morte de João Fraústo da Silva, 88 anos, Reitor fundador da NOVA.
“A missão da NOVA muito se deve à visão de João Fraústo da Silva, que contribuiu decisivamente, desde a sua fundação, para que a Universidade apostasse na inovação e se abrisse à sociedade, procurando servi-la através do conhecimento. João Fraústo da Silva ficará para sempre associado aos valores da instituição que fundou”, afirma João Sàágua, Reitor da NOVA.
Nascido em Tomar em 30 de Agosto de 1933, João Fraústo da Silva, licenciado em Engenharia Química e Industrial pelo Instituto Superior Técnico e Doutor em Química pela Universidade de Oxford, ocupou diversos cargos ao longo da sua carreira.
Primeiro reitor da Universidade NOVA de Lisboa (1973-1975), cuja maior residência tem o seu nome, João Fraústo da Silva foi Ministro da Educação no VIII Governo Constitucional, liderado por Francisco Balsemão e Presidente do Instituto Nacional de Administração.
No final de 1985 foi convidado por Mário Soares para assumir as funções de Mandatário Nacional da sua candidatura à Presidência da República, desafio profissional que aceitou tendo participado ativamente na campanha eleitoral.
Em 1996 foi convidado para assumir as funções de Presidente da Fundação das Descobertas/Centro Cultural de Belém, tendo sido sucessivamente reconduzido até Dezembro de 2006. Foi também designado para o Conselho de Curadores da Fundação Oriente e eleito presidente daquele Órgão.
Entre as diversas condecorações que recebeu, foi-lhe atribuída, em 1999, a medalha do Senado da Universidade NOVA de Lisboa, e, em 2001, o título de Doutor Honoris Causa.