No âmbito da série temática “Gestão do Conhecimento Científico em Projetos de Inovação” vai decorrer, em formato híbrido, o curso de curta duração “Novas Abordagens para Gestão de Projetos e Propriedade Industrial em Saúde” nos dias 17 e 18 de maio no Instituto de Higiene e Medicina Tropical e na plataforma zoom. O curso é gratuito, mas é necessária inscrição. Clique no link e escolha o tipo de sua participação no evento.
O curso abordará a construção da gestão de conhecimentos, envolvendo a área da Gestão de Projetos e Proteção da Propriedade Intelectual. Será apresentada a relevância de conhecer diversas metodologias, frameworks e a proteção intelectual para uma gestão assertiva e célere em projetos, principalmente de inovações na área da saúde. Também será discutido o processo de escolha e como selecionar o melhor plano de ação para analisar as oportunidades e problemas de um projeto, com uma visão ampla, compreendendo o impacto delas e através desses dados complexos – muitas vezes ambíguos – interpretá-los e visualizar insights para auxiliar na tomada de decisões.
Horário:
13h00 às 17h00 (Horário de Portugal)
9h00 às 13h00 (Brasil)
Palestrantes:
- Carla Cristina de Freitas da Silveira – ORCID: https://orcid.org/0000-0001-7376-7948
Doutora em Saúde Coletiva pelo Instituto de Medicina Social da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Mestre em Ciência pelo Instituto de Química Universidade Federal do Rio de Janeiro. Possui Pós-graduação em Gestão de Organizações de Ciência e Tecnologia em Saúde pela Escola Nacional de Saúde Pública da Fundação Oswaldo Cruz e também em Direito Civil e Processo Civil pela Universidade Gama Filho. Possui graduação em Direito pela Universidade Estácio de Sá e a segunda em Química com Atribuições Tecnológicas pela Faculdade de Humanidades Pedro II. Atualmente é Analista de Gestão em Saúde no Instituto de Tecnologia em Fármacos – Farmanguinhos/FIOCRUZ, onde atua como Coordenadora do Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT-FAR); Professora Titular da Pós-graduação Lato Sensu em Tecnologias Industriais Farmacêuticas da FIOCRUZ. Atuou como: Consultora em Propriedade Intelectual no CENPES/PETROBRAS; Consultora Técnica na área de Propriedade Industrial de Produtos e Processos Farmacêuticos na Coordenação de Propriedade Intelectual (COOPI) da Agência Nacional de Vigilância Sanitária – ANVISA; Analista de Patentes no Instituto Nacional da Propriedade Industrial – INPI; membro da equipe responsável pela estruturação de um Banco de Dados de Patentes na área de Química Fina (Projeto: ALERTA PATENTES) na Associação Brasileira das Indústrias de Química Fina – ABIFINA. Tem experiência na área de Química e Medicamentos com ênfase em Propriedade Industrial.
- Alcione Silva de Carvalho – ORCID: https://orcid.org/0000-0002-5230-4511
Doutora em Ciências e Mestre em Ciências pelo Instituto de Química da Universidade Federal do Rio de Janeiro (IQ-UFRJ). Possui MBA em Gestão e Gerenciamento de Projetos pelo Núcleo de Pesquisas em Planejamento e Gestão (NPPG) da Escola Politécnica da UFRJ. Possui Certificação Internacional Project Management Association IPMA nível D. É Bacharel em Química com Atribuições Tecnológicas e Licenciada em Química pela Faculdade de Humanidade Pedro II. Atualmente é consultora em gestão de projetos de desenvolvimento pré-clínico da Indústria Farmacêutica EUROFARMA. É pesquisadora de Pós-Doutorado no Programa Nacional de Pós-doutorado da Universidade Federal Fluminense (PNPD/UFF). Faz parte de duas Câmaras Técnicas do Conselho Regional de Química (CRQ), Cosméticos, Farmacêuticos & Saneantes (CCFS) e Tecnologia Inovação e Competitividade (CTTIC). É professora substituta do Instituto Federal do Rio de Janeiro (IFRJ). Foi pesquisadora da Fundação Oswaldo Cruz na área de pesquisa e desenvolvimento de substâncias bioativas (P&D) (2000-2019), onde atuou na área de planejamento e gerenciamento de projetos para preparação de compostos bioativos; atuou também na área de purificação e caracterização de substâncias com grau de pureza de insumos farmacêuticos ativos (IFAs); gerenciou e executou projeto tecnológico com transferência de tecnologia de IFA para indústria farmacêutica; desenvolveu e validou métodos analíticos para determinação de diferentes constituintes contidos em IFA. Atuou na área de patentes, com busca criteriosa, leitura e análise técnica de documentos nas bases de dados de escritórios europeu e norte-americano, bem como no Scifinder Scholar para aperfeiçoamento das rotas de síntese de IFAs. Foi Analista de Patentes no Instituto Nacional da Propriedade Industrial – INPI/ABIFINA participando como membro da equipe responsável pela estruturação de um Banco de Dados de Patentes na área de Química Fina (1993-1994).