Ano: c. 1956
Museu: “Pesca Rio” IHMT.0001360 | “Pesca Mar” IHMT.0001361
Dimensões: (sem moldura) Pesca Rio: A. 80 cm; L.100,5 cm / Pesca Mar: A. 75 cm; L.97cm
Além do grande painel pintado em 1956, por Albano Neves e Sousa (1921-1995), representando as “Cenas do Quotidiano numa Sanzala”, em Angola, que foi “Peça do Mês” em dezembro de 2014, o IHMT possui mais quatro pinturas, de menores dimensões, indubitavelmente também daquele pintor, embora não estejam assinadas nem datadas.
Pintadas em painéis de fibras de madeira prensadas (Platex), duas dessas pinturas têm, respetivamente, a inscrição: “Pesca Rio” e “Pesca Mar”. Na “Pesca Rio”, onde predominam as cores sépia, representam-se três figuras femininas em pé, dentro de água. Uma delas recolhe para num cesto (balaio) o peixe capturado por uma armadilha que outra mulher manuseia. A terceira observa, transportando na mão direita uma alfaia.
Na “Pesca Mar”, com tons azuis, ocres, castanho e brancos estão representadas sete figuras. Um grupo de homens iça para a margem uma rede de pesca e três outros personagens observam, duas mulheres e um jovem. Sobre a areia algum do pescado já recolhido. Estas obras foram recentemente restauradas no Departamento de Conservação e Restauro da Faculdade de Ciências e Tecnologia/UNL com patrocínio da Fundação Millennium BCP.