Destacada pela sua investigação clínica quer na gravidez hipertensiva, quer no HPV, o vírus do papiloma humano, a Professora Maria Clara Bicho, que é membro do Conselho Consultivo do IHMT, foi galardoada com o Prémio Carreira na Área da Medicina.
Merecendo uma forte ovação e um caloroso abraço pelo também premiado Professor Gentil Martins, Clara Bicho subiu ao palco acompanhada pela sua neta, que proferiu um poema escrito pela sua avó sobre os tempos de vivência em Moçambique.
A 2ª edição da Cerimónia Júlio César Andrino, que decorreu no Auditório Ruy de Carvalho, em Carnaxide, pretende destacar e fazer um reconhecimento da cultura, artes e sociedade, homenageando e premiando personalidades em diversas categorias que pela sua importância contribuíram para o desenvolvimento sociocultural do país.
Discurso proferido pela Professora Clara Bicho
Esta homenagem representa um trabalho de Equipa desde 1983 até a atualidade, incluindo a colaboração dos Pacientes, pois sem eles não existiria Investigação Clínica.
Começo por agradecer à Equipa da Maternidade Dr. Alfredo da Costa – MAC, no estudo da doença hipertensiva da grávida, nomeadamente da pré-eclampsia, ao Centro de Metabolismo e Endocrinologia e ao Laboratório de Genética da Faculdade de Medicina de Lisboa.
Aos Drs. Dória Nóbrega, Leite da Silva, Elmano Barroco e à equipa das Sras. Enfermeiras; aos Professores Doutores Carlos Manso e Manuel Bicho.AO IPOFG de Lisboa – No Serviço de Ginecologia, à Dra. Isabel Cabral e sua equipa, ao Laboratório de Virologia, o pioneiro no Estudo do HPV em Portugal, com a Dra. Carmo Ornelas e a sua equipa.
Ao IPOFG do Porto, que logo a seguir acompanhou este projecto, com os Professores Doutores Carlos Lopes, Rui Medeiros e Hugo de Sousa.
Departamento de Oncologia da Universidade McGill – Montreal – Canadá, com o Professor Doutor Eduardo Franco.
À Faculdade de Medicina da Universidade Eduardo Mondlane, Hospital Central de Maputo, ao Programa Dream – Communidade de Sant’Egidio, de Moçambique.
Aos Professores Doutores. Mohsin Sidat, Jahit Sacarlal, Carla Carrilho, Cesaltina Lorenzoni e Dr. Alberto Sineque.
Ao Laboratório Joaquim Chaves Saúde, o Dr. Carlos Cardoso e sua equipa, que mais tarde associou ao HPV, o estudo do Microbioma vaginal, oral e pénis. Actualmente, este projecto, estendeu-se para Moçambique com o Dr. Tiago Grosso.
Os meus agradecimentos aos meus Pacientes, aos meus Amigos e à minha Família.