No âmbito do Programa Ianda Guiné Saúdi, cofinanciado pela União Europeia, Instituto Camões e Fundação Calouste Gulbenkian, decorreu, em Bissau, a última fase do Curso PADIRH (Programa Avançado para Diretores Clínicos), dedicada à Medicina Interna e à Consulta do Viajante, que terminou com a entrega de Certificados aos 24 médicos que frequentaram o Curso, com grande empenho, facilmente comprovado pela assiduidade diária, e com a interação manifestada em todas as especialidades abordadas.
A sessão de encerramento decorreu no Hospital Nacional Simão Mendes, com a participação do Secretário-Geral do MINSAP, Dr. Quiletche Na ISN, em representação do Ministro da Saúde, o Adido de Cooperação da Embaixada de Portugal, Dr. António Nunes, em representação do Embaixador de Portugal, a Dra. Donatella Gobi, Adida para a Cooperação da Delegação da União Europeia em Bissau, a Dra. Sandra Tavares, Assessora da Embaixada de Portugal, os Professores Pais Lacerda e Abilio Antunes, Formadores do ultimo módulo, a Subdiretora do IHMT/NOVA para a área do Ensino, Professora Filomena Pereira, para além da equipa técnica do IHMT/UNL e ADMT que acompanhou todas as atividades do curso.
Em todas as intervenções, foi reconhecida a importância de ações de formação deste género, que, realizadas localmente, contribuem para a valorização dos profissionais de saúde e consequente fortalecimento das Instituições e melhoria dos cuidados de saúde, prestados na Guiné Bissau.
A Subdiretora do IHMT/NOVA reforçou a importância da formação profissional e garantiu que o Instituto estará sempre disponível para apoiar o MINSAP nessa vertente.
Foram depois distribuídos os Certificados de participação, com grande satisfação dos alunos, que durante 5 semanas se esforçaram para frequentar o Curso e que pretendem prosseguir a sua formação.