A gestora do ensino online, Verônica Zegur Maguela, e a coordenadora do Mestrado em Parasitologia Médica, Carla Sousa, obtiveram o 2º lugar pelo poster “Resposta Docente às Mudanças Urgentes Exigidas pela Pandemia” que foi submetido no evento IX Encontro de Instituições e Unidades de eLearning do Ensino Superior – eL@IES, – realizado online no passado dia 10 de dezembro.
O Instituto Politécnico de Tomar (IPT), o Laboratório de Educação a Distância e eLearning (LE@D, Universidade Aberta) e a Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) foram os organizadores desta edição com o tema: “Do Ensino de Emergência à Transformação Digital”. O encontro pretendeu promover a reflexão, o debate e a troca de experiências na implementação, na organização e na aplicação de eLearning nas instituições de ensino superior portuguesas.
O poster “Resposta Docente às Mudanças Urgentes exigidas pela pandemia” é um recorte da investigação realizada no ano de 2020 com os docentes do Mestrado em Parasitologia Médica do Instituto de Higiene e Medicina Tropical da Universidade Nova de Lisboa. Os conteúdos online já tinham começado a ser desenvolvidos desde 2019 para o mestrado em b-learning, o que foi uma vantagem competitiva para os professores na época em que tiveram que lidar com as urgências da pandemia no que respeita ao aproveitamento do tempo de trabalho e produtividade. Esta perceção pode estar relacionada com a experiência anterior de preparação de conteúdos, exposição a formações, aulas por videoconferências e utilização da plataforma Moodle, para além da manutenção do apoio do suporte especializado durante toda a pandemia.
As versões estendidas dos posters vencedores serão publicadas na Revista RE@D – Revista de Educação a Distância e eLearning – em formato digital.