No dia 19 de abril, o biobanco do GHTM IHMT-NOVA (Biotropical Resources, BIOTROP) organizou no Instituto de Higiene e Medicina Tropical (IHMT NOVA), como atividade pré-congresso do 6.º Congresso Nacional de Medicina Tropical (20 e 21 de abril 2023), uma reunião subordinada ao tema “Biobancos na Lusofonia”, com o objetivo de dinamizar a criação de uma Rede Lusófona de Biobancos.
A reunião, em formato híbrido, juntou aproximadamente 50 representantes de instituições de Angola, Brasil, Cabo Verde, Moçambique e Portugal. Esta reunião representou um marco importante no estabelecimento de parcerias sólidas e duradouras entre os Biobancos e Centros de Recursos Biológicos (biobancos em sentido lato) de países lusófonos, abrindo caminho para a criação de uma rede que possibilitará futuras colaborações e avanços na área dos biobancos e, consequentemente, da investigação biomédica. Durante o evento, foram discutidas questões relacionadas às vantagens e desafios associados à formação desta rede (Rede Lusófona de Biobancos). Também foram abordadas questões éticas relacionadas e compartilhadas experiências sobre as características e os estados de desenvolvimento das várias coleções e infraestruturas.
Essa iniciativa do BIOTROP representa um passo importante para fortalecer a colaboração entre os países de língua oficial portuguesa na área dos biobancos. A criação da Rede Lusófona de Biobancos permitirá o intercâmbio de boas práticas, impulsionando assim o avanço, maturação e visibilidade das diferentes coleções contribuindo para uma Saúde Global, Sustentável e Equitativa.