Ano: 1952
Dimensões: 11,8 cm X 15,5 cm
Museu (N.º Inventario): IHMT.0000520
Para assinalar a realização do 1º Congresso Nacional de Medicina Tropical/1952, a Casa da Moeda emitiu selos de correio alusivos ao evento – um selo por cada uma das Províncias Ultramarinas Portuguesas, e ainda uma pequena brochura trilingue (português, francês e inglês), contendo um exemplar de cada selo e um texto que descreve a história de mais de meio século da medicina tropical portuguesa.
A Portaria 13:934 do Ministério do Ultramar, de 11 de Abril de 1952, deu o suporte legal à emissão, definindo como orientação genérica a evocação de “motivos respeitantes à atuação dos serviços do Estado na assistência médica, profilaxia e combate às doenças endémicas tropicais”.
Os valores e temas são os seguintes: Angola (1 angolar) – punção do lóbulo da orelha para colheita de sangue e observação ao microscópio. / Cabo Verde ($20) – vacinação. / Guiné ($50) – punção ganglionar para pesquisa de tripanossoma. / Índia (4½ tangas) – Escola Médica de Goa. / Macau (6 avos) – Hospital de S. Rafael. / Moçambique (3$) – Hospital Miguel Bombarda. / S. Tomé e Príncipe ($10) – auscultação. / Timor (10 avos) – religiosa a cuidar de criança.
Os selos, com 25mmX35mm, foram desenhados por Alberto de Souza, tendo por base fotografias. A impressão foi da Casa da Moeda.