Ano: 1959
Museu: IHMT.0000956
Dimensões: A. 266 cm | L . 385 cm
Quando do projeto, do planeamento e da construção do edifício para o Instituto de Medicina Tropical, inaugurado em 1958, foram também escolhidas algumas obras de arte para o ornamentar: estatuária, painéis de azulejos e uma tapeçaria. O contrato de encomenda da tapeçaria, cuja escolha careceu de um parecer prévio de Raul Lino, foi celebrado entre a Direção Geral dos Edifícios e Monumentos Nacionais e a Manufatura de Tapeçarias de Portalegre. Tem o nº223, está datado de 31 de Agosto de 1959 e o custo da adjudicação foi de trinta e dois mil e duzentos escudos.
A obra foi entregue e instalada na Sala do Conselho do Instituto, a 7 de Dezembro de 1959. Executada em lã, sobre trama de algodão, a tapeçaria tem por base um cartão do pintor Manuel Lapa (1914-1979), e foi executada sob a orientação de Guy Roseta Fino (1920 – 1997),
na altura o gerente da firma Tapetes de Portalegre/Manufatura de Tapeçarias de Portalegre.
Com tons predominantes de verdes seco, ocres e castanhos, representa uma paisagem tropical com o denso arvoredo da selva africana onde, numa clareira iluminada, passam dois antílopes. No canto inferior direito está a indicação do autor do desenho e a data: M. LAPA – 59. No canto inferior esquerdo foi bordado o monograma da Manufatura de Tapeçarias de Portalegre, as letras TMP dispostas na vertical e, logo em baixo, a assinatura de Guy Fino.