A propósito das recentes situações de encerramento de serviços de urgência por falta de médicos, o professor do IHMT Tiago Correia foi convidado pelo programa “Antena Aberta” da Antena 1 para recordar algumas conclusões do trabalho que coordenou, em conjunto com outros especialistas do IHMT, sobre Recursos Humanos da Saúde para o Relatório Primavera 2018 (Observatório Português dos Sistemas de Saúde).
Na “Antena Aberta”, Tiago Correia começou por alertar para a falta de dados e para a fragilidade da informação sobre recursos humanos na saúde em Portugal, o que dificulta a compreensão desta força de trabalho no país.
O facto de não se saber o número de profissionais a trabalhar no sistema de saúde e a falta de políticas integradas de gestão de recursos humanos dificultam o diagnóstico de necessidades.
“Não pode haver uma leitura simplista sobre a questão dos recursos humanos na saúde, porque a informação permanece incompleta. Não sabemos ao certo quantos profissionais existem no sistema de saúde como um todo”, alertou o professor.
No entanto, os números disponíveis indicam que o nível de despesa com os recursos humanos na saúde está abaixo da média dos países desenvolvidos. Em Portugal, o valor rondava os 34% em contraponto a 38%, referiu Tiago Correia.
Pelos dados apurados, chegou-se também à conclusão que são necessários mais profissionais para reduzir a carga de esforço no que se refere às necessidades laborais, em especial no que respeita ao trabalho suplementar, mas o professor preferiu não avançar com um número concreto.
“Não se pode fazer uma definição quase arbitrária, antes de colocarmos um número em cima da mesa é necessário perceber de baixo para cima quais são as necessidades, fazer um diagnóstico do que cada prestador está a sentir em relação aos recursos humanos”, acrescentou.
O professor do IHMT referiu ainda outro problema: o absentismo no setor da saúde. Em média cada profissional faltou ao seu trabalho 28 dias num ano, lembrou, salientando que é necessário estudar estas situações para melhorar a área dos recursos humanos na saúde.
Oiça a participação de Tiago Correia na “Antena Aberta” ao minuto 23