Ano: 1952
Museu: IHMT.0000005
Dimensões: C 35 cm; A. 24 cm; 43 cm
Peça em argila e gesso, que integra a colecção de modelos de patologias, executados em Moçambique, para a Exposição das Actividades sanitárias do Ultramar – Lisboa, 1952. Mostra uma cabeça de criança de raça negra, aproximadamente com 3 anos de idade, com um tumor do globo ocular direito e órbita, e possível invasão da face homolateral, por metástase.
A estrutura do globo ocular direito e órbita está profundamente destruída e alterada, transformada numa massa rugosa, heterogénea, onde zonas com coloração vermelha e branco-amareladas evidenciam vasos anómalos, pequenas hemorragias e áreas de exsudação.
Na região malar direita há ainda uma acentuada elevação cónica com cratera no vértice, que deve corresponder a uma invasão por metástase, acompanhada de processo inflamatório/infeccioso e orifício de drenagem. O diagnóstico pode corresponder a um retinoblastoma em adiantado estado de evolução. O retinoblastoma é um tumor da criança extremamente maligno, muito invasivo e metastático quando não é tratado em tempo útil. Ocorre geralmente em crianças até aos 3 anos de idade com uma incidência de 1/15000 a 30000.
Em muitos dos casos tem componente hereditária. Com esta peça o Museu do IHMT dá início ao projecto “O Museu na ponta dos dedos”, que junta às peças do espólio do IHMT, modelos tridimensionais, táteis, áudio-descrição e informação em braille.